COMPOSIÇÕES ENFERMAS – DOENÇA, CRÍTICA E MÚSICA EM THOMAS MANN

Kriterion, v. 59, n. 139 (2018) • Kriterion: Revista de Filosofia

Autor: Diego Rogério Ramos

Resumo:

Nas obras de Thomas Mann, a doença não se coloca como um elemento simples do entrecho, mas sim como uma parte central da evolução da trama, especialmente no desenvolvimento dos personagens. No entanto, em suas obras, as figurações da saúde e da doença não são fixas, e, portanto, faz-se necessário buscar um núcleo de sentido a essas noções. Argumentamos que a contraposição fundamental entre os termos é a expressão de uma tensão entre o desenrolar da vida com suas expectativas normais e uma força disruptiva que abala essa estrutura. Trata-se de desenvolver os termos dessa contraposição, apresentando algumas imagens de seus romances, a partir do que poderemos expor a dimensão crítica da doença como noção filosófica. A seguir, apresentaremos alguns momentos do romance “Doutor Fausto”, de Mann, tendo por objetivo explorar a estrutura crítica dessa noção e a forma como opera. Finalmente, tomaremos a música, um dos temas centrais do romance de Mann, como modelo para a análise dessa crítica possível. A partir disso, poderemos apresentar os o limite dessa concepção de doença como dispositivo crítico, especialmente no debate artístico do século XX.

Abstract:

In Thomas Mann’s works, illness cannot be seen as a simple plot element, but rather as a central part of the story’s evolution, especially concerning the characters’ development. However, the figurations of health and illness are not fixed and, therefore, it is necessary to seek a nucleus of meaning to these notions. We would argue that the fundamental contraposition between these terms is the expression of a tension between the unfolding of life with its normal expectations and a disruptive force that shakes this structure. It is a question of developing the terms of this contraposition, exploring some images of Mann’s novels, from which we can expose the critical dimension of illness as a philosophical concept. Then, we will present a few moments of Mann’s Doctor Faust, in order to explore the critical structure of this notion and the way it operates. Finally, we will take music, one of the central themes of Mann’s novel, as a model for the analysis of this possible criticism. Based on that, we can present the limits of this conception of illness as a critical device, especially within the artistic debate of the twentieth century.

Texto Completo: http://www.scielo.br/pdf/kr/v59n139/0100-512X-kr-59-139-0109.pdf

Palavras-Chave: Thomas Mann,doença,crítica,música,Thomas Mann

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