ÉTICA DE COERÊNCIA DIALÉTICA E UM RENOVADO CONCEITO DE LIBERDADE HUMANA

Pensando - Revista de Filosofia, Vol.8, n.16, 2017 • Pensando - Revista de Filosofia

Autor: Sabrina Ruggeri

Resumo:

Este trabalho empreende a tarefa de uma recuperação crítica e comparativa dos dois principais projetos brasileiros de reatualização do pensamento dialético: o sistema do dever-ser de Carlos Cirne-Lima e a dialética do Uno e do Múltiplo de Eduardo Luft. Inicialmente, trata-se de iluminar os pressupostos lógico-ontológicos atuantes em cada um destes projetos, fazendo ver suas principais divergências quanto à radicalidade de um distanciamento do sistema hegeliano: o que um vê como possibilidade de correção (a partir de uma reinterpretação da dialética modal hegeliana que pretende corrigir o tratamento ambíguo conferido à categoria de contingência, numa proposta que segue de perto a filosofia aristotélica ao transformar o princípio de não-contradição em operador deôntico), o outro reconhece como a necessidade de uma ruptura (por conta da exigência do sistema hegeliano de uma plenificação do Conceito que não encontra harmonia com o dinamismo infinito da dialética, num projeto que se orienta especialmente a partir de um diálogo com o Platão tardio e que segue nessa via um movimento deflacionário). Esta reconstrução crítica nos permitirá extrair as devidas consequências para o campo da ética: a ética de coerência dialética é uma ética objetiva e geral que encontra seu fundamento na pressuposição de identidade entre ser e pensar, e que assim permite a dissolução do problema da falácia naturalista quanto à fundamentação teórica do dever-ser. A partir daí, as diferentes interpretações do Princípio da Coerência devem nos guiar à consciência da emergência de um conceito original de liberdade humana, ao passo da qual devemos, por fim, explorar as potencialidades desse conceito para uma renovada abordagem crítica tanto em relação ao âmbito da sociabilidade humana, como ao âmbito do próprio pensamento.

ISSN: 2178-843X

DOI: https://doi.org/10.26694/pensando.v8i16.5350

Texto Completo: https://revistas.ufpi.br/index.php/pensando/article/view/5350/4008

Palavras-Chave: Ética objetiva; Princípio da Coerência; Liberdade; Dialética; Contingência.

Pensando - Revista de Filosofia

A revista objetiva ser um espaço editorial de rigorosa discussão filosófica aberto à participação de pesquisadores das mais diferentes regiões do país e do mundo, sem qualquer restrição de ordem temática e teórica, em nível de pós-graduação stricto sensu (doutorado).

La revista pretende ser un espacio editorial de discusión filosófica rigurosa abierta a la participación de investigadores de las regiones más diferentes del país y del mundo, sin ninguna restricción de orden temático y teórico, a nivel de postgrado stricto sensu (doctorado).

This journal claims to be a publishing space of rigorous philosophical debate opened to the collaboration of researchers from worldwide with no restriction of themes and theoretical views, by accepting papers only at the level of graduate studies.

Buscamos ainda disponibilizar a tradução de artigos filosóficos ligados às necessidades da graduação e pós-graduação em filosofia no país, bem como a publicização de filósofos que não são contemplados editorialmente no Brasil.

También buscamos poner a disposición la traducción de artículos filosóficos relacionados con las necesidades de estudiantes de pregrado y posgrado en filosofía en el país, así como la publicación de filósofos que no están cubiertos en Brasil.

The journal also aims to publish Portuguese and Spanish translations of philosophical works related to the needs of philosophy undergraduate and graduate studies in our country, as well as papers of relevant philosophers who were not still published in Brazil.

Queremos também, por fim, ser um espaço para a discussão sobre o ensino de filosofia em seus diferentes graus de ensino, visando sua melhoria através da discussão crítica de alternativas acadêmicas relacionadas ao tema.

Finalmente, también queremos ser un espacio para la discusión sobre la enseñanza de la filosofía en sus diferentes grados de educación, con el objetivo de mejorar a través de la discusión crítica de las alternativas académicas relacionadas con el tema.

The journal claims also to be a place for serious debates concerning teaching philosophy in its several levels, by aiming to improve its practice through the critic discussion of relevant alternatives to the subject.

Publicamos artigos em português, inglês, francês, espanhol e italiano. A publicação e o processo editorial é totalmente gratuito.

Publicamos artículos en portugués, inglés, francés, español e italiano. El proceso de publicación y editorial es completamente gratuito.

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QUALIS CAPES 2017-2020: A2

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