MALTHUS ON SEX, PROCREATION, AND APPLIED ETHICS

Pensando - Revista de Filosofia, Vol.7, n.14, 2016 • Pensando - Revista de Filosofia

Autor: Sergio Volodia Cremaschi

Resumo:

Argumento que o Ensaio sobre População de Malthus é mais um tratado em ética aplicada do que o primeiro tratado de demografia. Argumento também que, como uma obra ética, é uma obra altamente inovadora. A substituição da procriação pelo sexo como o foco produz uma mudança drástica na agenda. Basicamente o que faltou na discussão até a época de Malthus foi uma consideração da própria responsabilidade dos seres humanos na decisão de procriar. Isto gera uma mudança notável também na abordagem, mais precisamente, a discussão se transforma no exame  de uma questão bem identificada, ao assumir relações de causa-efeito como forma de avaliar possíveis linhas de conduta à luz de alguns juízos de valor amplamente compartilhados e comparativamente mínimos. Essa é mais ou menos a abordagem do que agora é chamada de ética aplicada, pelo menos de acordo com uma de suas interpretações, ou talvez a mais compartilhada por uma vasta maioria de seus praticantes. De certo modo, tanto o objeto de estudo, a sexualidade, foi substituída por uma abordagem mais modesta, nas próprias palavras de Malthus, a “ciência moral e política”. Essa transformação drástica trouxe à tona um enquadramento viável para uma discussão de questões éticas até então não previstas por Malthus, ou seja, aquelas que concernem primeiro com a viabilidade técnica dos programas eugênicos e, em segundo lugar, com a descoberta científica da genética como um campo de estudo, mas também um de possível intervenção. A ética de Malthus obviamente não tinha nada a dizer sobre essas questões imprevistas, na medida em que se destinava a tratar apenas a dimensão "quantitativa" da procriação, ou seja, "quantos". As discussões e controvérsias posteriores levantar-se-ão em torno de dimensões diferentes, isto é, não apenas "quantos" mas também "quão saudáveis, fortes e empoderedos". No entanto, o que a lição de Malthus ainda pode ensinar aos proponentes de pontos de vista opostos é que as questões mencionadas podem ser interpretadas de forma a evitar uma controvérsia interminável.

ISSN: 2178-843X

DOI: https://doi.org/10.26694/pensando.v7i14.4940

Texto Completo: https://revistas.ufpi.br/index.php/pensando/article/view/4940/3362

Palavras-Chave: population; poverty; virtues; sex; applied ethics

Pensando - Revista de Filosofia

A revista objetiva ser um espaço editorial de rigorosa discussão filosófica aberto à participação de pesquisadores das mais diferentes regiões do país e do mundo, sem qualquer restrição de ordem temática e teórica, em nível de pós-graduação stricto sensu (doutorado).

La revista pretende ser un espacio editorial de discusión filosófica rigurosa abierta a la participación de investigadores de las regiones más diferentes del país y del mundo, sin ninguna restricción de orden temático y teórico, a nivel de postgrado stricto sensu (doctorado).

This journal claims to be a publishing space of rigorous philosophical debate opened to the collaboration of researchers from worldwide with no restriction of themes and theoretical views, by accepting papers only at the level of graduate studies.

Buscamos ainda disponibilizar a tradução de artigos filosóficos ligados às necessidades da graduação e pós-graduação em filosofia no país, bem como a publicização de filósofos que não são contemplados editorialmente no Brasil.

También buscamos poner a disposición la traducción de artículos filosóficos relacionados con las necesidades de estudiantes de pregrado y posgrado en filosofía en el país, así como la publicación de filósofos que no están cubiertos en Brasil.

The journal also aims to publish Portuguese and Spanish translations of philosophical works related to the needs of philosophy undergraduate and graduate studies in our country, as well as papers of relevant philosophers who were not still published in Brazil.

Queremos também, por fim, ser um espaço para a discussão sobre o ensino de filosofia em seus diferentes graus de ensino, visando sua melhoria através da discussão crítica de alternativas acadêmicas relacionadas ao tema.

Finalmente, también queremos ser un espacio para la discusión sobre la enseñanza de la filosofía en sus diferentes grados de educación, con el objetivo de mejorar a través de la discusión crítica de las alternativas académicas relacionadas con el tema.

The journal claims also to be a place for serious debates concerning teaching philosophy in its several levels, by aiming to improve its practice through the critic discussion of relevant alternatives to the subject.

Publicamos artigos em português, inglês, francês, espanhol e italiano. A publicação e o processo editorial é totalmente gratuito.

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QUALIS CAPES 2017-2020: A2

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