LEVELS OF MIND: AGAINST AUSTERITY IN THE PHILOSOPHY OF MIND

Pensando - Revista de Filosofia, Vol.1, n.1, 2010 • Pensando - Revista de Filosofia

Autor: Pascal Engel

Resumo:

A filosofia da mente contemporânea, como grande parte da ciência cognitiva, favorece concepções austeras da mente, que buscam explicar a natureza do fenômeno mental a partir de um pequeno conjunto de princípios básicos. Psicologia associacionista, behaviorismo, teorias computacionais e teorias conexionistas da mente são visões deste tipo. Contra elas, argumento que não só a complexidade do fenômeno mental é tal que nenhuma teoria geral deste tipo pode ser possível, mas também que para cada tipo de fenômeno mental um tipo específico de teoria pode ser necessário. Advogo uma concepção da mente como formada por camadas, composta por um número de níveis distintos (mas basicamente teorias processuais dualistas da mente), cada uma tendo seus princípios específicos e tipo de complexidade. Esse modelo é ilustrado na noção de crença, que compreende vários níveis de complexidade e uma hierarquia estrutural. Concepções dualistas da cognição superior servem como base para este modelo multi-nível.

ISSN: 2178-843X

DOI: https://doi.org/10.26694/pensando.v1i1.435

Texto Completo: https://revistas.ufpi.br/index.php/pensando/article/view/435/440

Palavras-Chave: Mente; Filosofia da Mente; crença; aceitação; teorias processuais dualistas da mente.

Pensando - Revista de Filosofia

A revista objetiva ser um espaço editorial de rigorosa discussão filosófica aberto à participação de pesquisadores das mais diferentes regiões do país e do mundo, sem qualquer restrição de ordem temática e teórica, em nível de pós-graduação stricto sensu (doutorado).

La revista pretende ser un espacio editorial de discusión filosófica rigurosa abierta a la participación de investigadores de las regiones más diferentes del país y del mundo, sin ninguna restricción de orden temático y teórico, a nivel de postgrado stricto sensu (doctorado).

This journal claims to be a publishing space of rigorous philosophical debate opened to the collaboration of researchers from worldwide with no restriction of themes and theoretical views, by accepting papers only at the level of graduate studies.

Buscamos ainda disponibilizar a tradução de artigos filosóficos ligados às necessidades da graduação e pós-graduação em filosofia no país, bem como a publicização de filósofos que não são contemplados editorialmente no Brasil.

También buscamos poner a disposición la traducción de artículos filosóficos relacionados con las necesidades de estudiantes de pregrado y posgrado en filosofía en el país, así como la publicación de filósofos que no están cubiertos en Brasil.

The journal also aims to publish Portuguese and Spanish translations of philosophical works related to the needs of philosophy undergraduate and graduate studies in our country, as well as papers of relevant philosophers who were not still published in Brazil.

Queremos também, por fim, ser um espaço para a discussão sobre o ensino de filosofia em seus diferentes graus de ensino, visando sua melhoria através da discussão crítica de alternativas acadêmicas relacionadas ao tema.

Finalmente, también queremos ser un espacio para la discusión sobre la enseñanza de la filosofía en sus diferentes grados de educación, con el objetivo de mejorar a través de la discusión crítica de las alternativas académicas relacionadas con el tema.

The journal claims also to be a place for serious debates concerning teaching philosophy in its several levels, by aiming to improve its practice through the critic discussion of relevant alternatives to the subject.

Publicamos artigos em português, inglês, francês, espanhol e italiano. A publicação e o processo editorial é totalmente gratuito.

Publicamos artículos en portugués, inglés, francés, español e italiano. El proceso de publicación y editorial es completamente gratuito.

We publish papers in Portuguese, English, French, Spanish, and Italian. There is no charges or cost for submission and publication.

QUALIS CAPES 2017-2020: A2

Link: https://periodicos.ufpi.br/index.php/pensando/