Da cidade dos homens à cidade das damas

v. 7, n. 1 (2022) Dossiê Filosofia Medieval • Perspectivas - Revista de Filosofia

Autor: Noeli Dutra Rossatto

Resumo:

Trata-se de estabelecer um paralelo entre três leituras da história (lectio historiae), gestadas no interior do cristianismo medieval, que resultaram em diferentes propostas de governo do mundo. A primeira é o De civitate Dei de Agostinho de Hipona (s. V), em que há a clara oposição entre a cidade de Deus e a dos homens. A segunda é a de Joaquim de Fiore (s. XII), em que se destaca o prognóstico de uma nova ordem monástica, que irá governar o terceiro estado espiritual. A terceira vem de A cidade das damas de Cristina de Pisano (s. XIV), entendida como o primeiro projeto do governo da cidade por mulheres. Como resultado apontamos a tensão latente ou declarada entre o modelo cíclico e o linear, que vai desde sua total negação do primeiro por Agostinho até a sua incorporação por Joaquim de Fiore e, de algum modo, por Cristina de Pisano. Além disso, testamos a hipótese de que a história propriamente dita continua a ser tratada pelo cristianismo medieval da perspectiva greco-romana: como um depósito de exemplos dignos ou não de memória, em que a localização dos mesmos no tempo poderá ou não ter importância alguma.   

Abstract:

It is a question of establishing a parallel between three lectures of history (lectio historiae), generated within medieval Christianity, which result in different government proposals. The first is the De civitate Dei by Augustine of Hippo (5th century), in which there is a clear opposition between the city of God and that of men. The second is that of Joachim of Fiore (12th century), in which the prognosis of a new monastic order that will lead the third spiritual state stands out; and the third comes from The City of the Ladies by Christine of Pizan (14th century), understood as the first project of government in the city by women.  As a result, we point out the latent or declared tension between the cyclical and the linear model, which goes from its total negation by Augustine to its incorporation by Joachim of Fiore; and, in some way, by Christine of Pizan. In addition, we test the hypothesis that the history itself continues to be treated by medieval Christianity from the Greco-Roman perspective: as a depository of examples worthy or not of memory, in which their location in time can or not matter.

ISSN: 2448-2390

DOI: https://doi.org/10.20873/rpv7n1-33

Texto Completo: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/perspectivas/article/view/14405/20291

Palavras-Chave: Agostinho, Joaquim de Fiore, Cristina de Pisano, História, Política medieval.

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