IN SEARCH OF THE THEORETICAL AND CONCEPTUAL FOUNDATIONS OF THE CONSCIOUSNESS-MIND-ENCEPHALON-BODY-ENVIRONMENT PROBLEM: WHAT THE PHYSICS HAS TO SAY ABOUT THE BASIC CONSTITUTION OF THE WORLD?

vol. 22, n. 1 (2017) • Philósophos: Revista de Filosofia - Revista UFG

Autor: Leonardo Ferreira Almada

Resumo:

O presente texto é o primeiro de uma sequência destinada à consecução de um projeto que proponho empreender ao longo de duas partes interconectadas, posto que independentes. A partir do propósito que elegi para desenvolver sua primeira parte, qual seja, demarcar os pilares sobre os quais me alicerço para subsidiar o tratamento que ofereço aos múltiplos problemas suscitados pelas relações de interação e de integração entre consciência, mente, encéfalo, corpo e ambiente, busco, neste primeiro texto desta primeira parte, delinear o que se sabe da constituição física do mundo à luz das melhores teorias disponíveis da física, especialmente do modelo padrão de física das partículas. Ao longo do texto, busco demonstrar que, a despeito de suas limitações e lacunas, o modelo padrão é suficiente para meus propósitos iniciais, ainda que a força gravitacional só possa ser incorporada por meio de revisões e ampliações deste modelo. O desenvolvimento dos argumentos deste texto abre espaço para o meu próximo passo, a saber, sustentar que as teses básicas do emergentismo (monismo físico, determinação sincrônica e propriedades sistêmicas e emergentes) oferecem o melhor material disponível para a investigação do ‘espaço’ ocupado pela consciência no mundo natural para além das limitações do fisicalismo redutivo.

ISSN: 1982-2928

DOI: https://doi.org/10.5216/phi.v22i1.41954

Texto Completo: https://www.revistas.ufg.br/philosophos/article/view/41954/23551

Palavras-Chave: roblema das relações consciência-mente-encéfa

Philósophos: Revista de Filosofia - Revista UFG

A Revista Philósophos publicou seu primeiro exemplar em 1996. Desde então temos tido como objetivo publicar material bibliográfico inédito e argumentativo na área de filosofia e promover o debate filosófico. Os trabalhos publicados pela Philósophos são sempre de autores dedicados a Pesquisa em Filosofia e que sejam doutores nessa área no Brasil e no exterior. A publicação é semestral, sob a responsabilidade da Faculdade de Filosofia (FAFIL) e do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal de Goiás. A submissão dos artigos deve ser feita em resposta a chamadas temáticas divulgadas pela revista.