O VOCABULÁRIO COM O QUAL NIETZSCHE DEBATE A POSSIBILIDADE DA EDUCAÇÃO

vol. 21, n. 2 (2016) Dossiê Nietzsche • Philósophos: Revista de Filosofia - Revista UFG

Autor: Vagner Silva

Resumo:

Nosso objetivo aqui é apresentar o vocabulário com o qual Nietzsche debate a possibilidade da educação, analisar os vocábulos alemães utilizados pelo filósofo, e também o contexto de sua utilização, e assim detectar até que ponto o filósofo acreditava na possibilidade da educação e o que é necessário para que esta ocorra. Para tal será necessário analisar ainda, toda uma rede conceitual na qual o debate sobre a educação se enquadra no pensamento de Nietzsche, dando ênfase a duas chaves conceituais antagônicas no pensamento do filósofo: a educação para a cultura e a educação para a civilização. Nietzsche segue certa tradição filosófica alemã que distingue civilização e cultura, tal divisão tem papel preponderante nas suas concepções acerca da educação.

ISSN: 1982-2928

DOI: https://doi.org/10.5216/phi.v21i2.37739

Texto Completo: https://www.revistas.ufg.br/philosophos/article/view/37739/22311

Palavras-Chave: Nietzsche; educação; civilização; cultura.

Philósophos: Revista de Filosofia - Revista UFG

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