Memes war: The Political Use Of Pictures In Brazil 2019

vol. 25, n. 2 (2020) • Philósophos: Revista de Filosofia - Revista UFG

Autor: Guilherme Ghisoni da Silva

Resumo:

Tendo em vista analisar imagens distribuídas em grupos do WhatsApp de apoiadores de Jair Bolsonaro, explorarei a ideia de que o ato de enviar uma imagem para alguém através de mídias sociais realiza um ato de fala. Poderemos então separar o ato de proferimento (de enviar a imagem para o espectador em um certo contexto), o ato locutório (o que é dito através do conteúdo pictórico), o ato ilocutório (a ação realizada através do proferimento do conteúdo pictórico), e o ato perlocutório (de afetar o espectador). As imagens analisadas foram coletadas de janeiro a setembro de 2019, através do WhatsApp Monitor. Meu argumento filosófico central encontra-se na seção 3, na qual desenvolvo a ideia dos atos de fala pictóricos e a sua base conceitual. Para compreender o papel comunicacional de imagens é necessário suplementar as teorias pictóricas (semântica visual) com uma teoria comunicacional baseada na teoria dos atos de fala (pragmática visual). O desenvolvimento das linhas gerais da pragmática visual é a contribuição filosófica central visada por este artigo. Por fim, argumento que há três formas de ingenuidade que levam o espectador a estar apto à apreensão do ato ilocutório: ingenuidade estética, ingenuidade comunicacional e ingenuidade epistêmica.

ISSN: 1414-2236

DOI: https://doi.org/10.5216/phi.v25i2.64490

Texto Completo: https://revistas.ufg.br/philosophos/article/view/64490

Palavras-Chave: Speech act, photographs, pictorial content, WhatsApp.

Philósophos: Revista de Filosofia - Revista UFG

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