EPISTÉME E GNÔSIS, CIÊNCIA E SABEDORIA: ACERCA DA DISTINÇÃO ENTRE CONHECIMENTO E COMPREENSÃO NO PENSAMENTO DE JUVENTUDE DE NIETZSCHE

vol. 16, n. 2 (2011) Nietzsche • Philósophos: Revista de Filosofia - Revista UFG

Autor: Gustavo Bezerra do Nascimento Costa

Resumo:

A partir de uma leitura da crítica perpetrada pelo jovem Nietzsche à vontade de conhecimento que perpassa a modernidade – particularmente com relação às distinções por ele operadas entre: a) duas posturas diante da realidade: o otimismo teórico e o pessimismo trágico; b) dois tipos de homem: o teórico e o artista; e c) duas espécies de filosofia e filósofos: do conhecimento desesperado e do conhecimento trágico – procuraremos defender, como chave de leitura para o período de O Nascimento da tragédia, a presença de uma distinção gnosiológica de alcance mais amplo, entre duas formas de acesso ao real: via conhecimento e via compreensão – ???????? [epistéme] e ?????? [gnôsis] –, conduzindo respectivamente aos alvos da ciência e da sabedoria. A guisa de conclusão, pretendemos mapear pistas da continuidade desta distinção no pensamento nietzscheano da maturidade.

ISSN: 1982-2928

DOI: https://doi.org/10.5216/phi.v16i2.15257

Texto Completo: https://www.revistas.ufg.br/philosophos/article/view/15257/10187

Palavras-Chave: ciência; compreensão; conhecimento; sabedoria

Philósophos: Revista de Filosofia - Revista UFG

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