DELEUZE LEITOR DE HUME: EXPERIMENTAÇÃO, APRENDIZAGEM E O PENSAR

vol. 12, n. 1 (2007) Filosofia da Educação e Filosofia política • Philósophos: Revista de Filosofia - Revista UFG

Autor: Simone Gallina

Resumo:

Pretendemos neste artigo apresentar uma aproximação entre as filosofias de Gilles Deleuze e de David Hume. Primeiramente mostraremos que, em sua leitura de Hume, Deleuze destaca a importância do empirismo para a filosofia, mas um empirismo diferenciado da interpretação feita pela tradição filosófica. Posteriormente, procuraremos mostrar que ambos os autores partilham perspectivas comuns, a saber, que o pensar se dá a partir de um acontecimento, que a instância propiciadora do pensar é a “relação”, e que o mesmo se apresenta como uma experimentação. Por fim, faremos uma breve apresentação de alguns pontos divergentes entre os filósofos, destacando o significado do empirismo para a filosofia da imanência de Deleuze.

ISSN: 1982-2928

DOI: https://doi.org/10.5216/phi.v12i1.3388

Texto Completo: https://www.revistas.ufg.br/philosophos/article/view/3388

Palavras-Chave: Empirismo,Relação,Experimentação,Pensar

Philósophos: Revista de Filosofia - Revista UFG

A Revista Philósophos publicou seu primeiro exemplar em 1996. Desde então temos tido como objetivo publicar material bibliográfico inédito e argumentativo na área de filosofia e promover o debate filosófico. Os trabalhos publicados pela Philósophos são sempre de autores dedicados a Pesquisa em Filosofia e que sejam doutores nessa área no Brasil e no exterior. A publicação é semestral, sob a responsabilidade da Faculdade de Filosofia (FAFIL) e do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal de Goiás. A submissão dos artigos deve ser feita em resposta a chamadas temáticas divulgadas pela revista.