A matematização da física e demais ciências da natureza
vol. 26, n. 2 (2021) • Philósophos: Revista de Filosofia - Revista UFG
Autor: Maria Aparecida Viggiani Bicudo
Resumo:
Neste artigo, foca-se o específico na obra de Euclides e mostra-se como essa característica imprime um método de trabalho que se torna invariante na lógica da ciência do mundo ocidental mediante a intermediação de Galileu. Para tanto, são apresentadas: as características do pensar pré-categorial e a mudança de visão das figuras empíricas quase exatas para as figuras-limite idealizadas; a matematização da natureza; a perda de sentido do mundo implícita à lógica do formular; a aritmitização da Geometria e a respectiva perda de sentido.
ISSN: 1414-2236
DOI: https://doi.org/10.5216/phi.v26i2.67490
Texto Completo: https://revistas.ufg.br/philosophos/article/view/67490/38269
Palavras-Chave: Matematização da natureza; aritmetização da geometria; conhecimento pré-categorial; conhecimento categorial.
Philósophos: Revista de Filosofia - Revista UFG
A Revista Philósophos publicou seu primeiro exemplar em 1996. Desde então temos tido como objetivo publicar material bibliográfico inédito e argumentativo na área de filosofia e promover o debate filosófico. Os trabalhos publicados pela Philósophos são sempre de autores dedicados a Pesquisa em Filosofia e que sejam doutores nessa área no Brasil e no exterior. A publicação é semestral, sob a responsabilidade da Faculdade de Filosofia (FAFIL) e do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal de Goiás. A submissão dos artigos deve ser feita em resposta a chamadas temáticas divulgadas pela revista.