UNIDADES DE CONHECIMENTO NA TEORIA DA CIÊNCIA

vol. 9, n. 2 (2004) • Philósophos: Revista de Filosofia - Revista UFG

Autor: Osvaldo Pessoa Junior

Resumo:

Após apresentar, em linhas gerais, a abordagem dos modelos causais em história da ciência, define-se a noção de “avanço” como uma manifestação cultural de natureza cognitiva ou, na linguagem da biologia evolutiva, como um “meme” cognitivo. Discute-se até que ponto tais avanços podem ser considerados verdadeiras “unidades”, e discorre-se sobre a noção problemática de “unidades que se conservariam na passagem de uma história possível para outra”. Comentários são feitos sobre a distinção entre a definição de um avanço e seu grau de aceitação e, por fim, sobre a plausibilidade de considerar que (em primeira aproximação) o significado de um avanço não se modifica com a evolução da ciência. No apêndice, descreve-se a classificação de avanços em sessenta tipos, distribuídos em dez classes.

ISSN: 1982-2928

DOI: https://doi.org/10.5216/phi.v9i2.3040

Texto Completo: https://www.revistas.ufg.br/philosophos/article/view/3040/3071

Palavras-Chave: Mudança científica,história da ciência,modelo

Philósophos: Revista de Filosofia - Revista UFG

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