Filosofia como educação do pensamento: desafios e estratégias

vol. 28, n. 2 (2023) • Philósophos: Revista de Filosofia - Revista UFG

Autor: Paulo Sérgio Dantas Vasconcelos

Resumo:

Nossos estudos estão voltados à discussão de problemas gerados na práxis pedagógica do Ensinar . Toda análise que envolve o ensino, seja ele em qualquer nível, não pode desmerecer, antes de tudo, uma acurada atenção aos problemas peculiares referentes a essa atividade. Nossas reflexões encontram-se apoiadas nos desafios e estratégias presentes em Heidegger e Deleuze, naquilo que parece ser para ambos o desafio maior de suas filosofias: “o que significa pensar?'' e suas considerações aplicadas à dimensão educacional.

ISSN: 1982-2928

DOI: https://doi.org/10.5216/phi.v28i2.76558

Texto Completo: https://revistas.ufg.br/philosophos/article/view/76558

Palavras-Chave: Educação, Ensino, Filosofia, Práxis Pedagógica.

Philósophos: Revista de Filosofia - Revista UFG

A Revista Philósophos publicou seu primeiro exemplar em 1996. Desde então temos tido como objetivo publicar material bibliográfico inédito e argumentativo na área de filosofia e promover o debate filosófico. Os trabalhos publicados pela Philósophos são sempre de autores dedicados a Pesquisa em Filosofia e que sejam doutores nessa área no Brasil e no exterior. A publicação é semestral, sob a responsabilidade da Faculdade de Filosofia (FAFIL) e do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal de Goiás. A submissão dos artigos deve ser feita em resposta a chamadas temáticas divulgadas pela revista.