POLÍTICA E DIÁLOGO: REFLEXÕES A PARTIR DE ERIC WEIL E HANNAH ARENDT

vol. 24, n. 1 (2019) • Philósophos: Revista de Filosofia - Revista UFG

Autor: Judikael Castelo Branco

Resumo:

O artigo aborda o diálogo como dimensão política da linguagem. Partimos do fato de que se, por um lado, a relevância do tema é confirmada pelas dificuldades dos debates políticos sobre os problemas comuns de convivência em comunidades multiculturais e plurirreligiosas, por outro, a filosofias de Weil e de Arendt contribuem para recolocar o diálogo como uma real condição de possibilidade para a ação política. Para isso, retornamos à abordagem do diálogo como virtude, em Weil, e como expressão e construção do mundo, em Arendt, para concluir com um convite, em meio a “tempos sombrios”, para a “coragem da razão”.

Abstract:

This paper seeks to understand the dialogue as a political dimension of the language. The relevance of the theme is confirmed by the difficulties of political debates on the common problems of coexistence in multicultural and multireligious communities and the thinking of Weil and Arendt helps to re-store the dialogue as a real condition of possibility for the political action. The text returns to the approach of dialogue as virtue in Weil, and as expression and construction of the world in Arendt. Finally, the article concludes with an invitation to the “courage of reason”.

ISSN: 1414-2236

DOI: https://doi.org/10.5216/phi.v24i1.50935

Texto Completo: https://revistas.ufg.br/philosophos/article/view/50935

Philósophos: Revista de Filosofia - Revista UFG

A Revista Philósophos publicou seu primeiro exemplar em 1996. Desde então temos tido como objetivo publicar material bibliográfico inédito e argumentativo na área de filosofia e promover o debate filosófico. Os trabalhos publicados pela Philósophos são sempre de autores dedicados a Pesquisa em Filosofia e que sejam doutores nessa área no Brasil e no exterior. A publicação é semestral, sob a responsabilidade da Faculdade de Filosofia (FAFIL) e do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal de Goiás. A submissão dos artigos deve ser feita em resposta a chamadas temáticas divulgadas pela revista.