O TRÁGICO EM HÖLDERLIN: UMA LEITURA POÉTICA E FILOSÓFICA DAS OBSERVAÇÕES SOBRE ÉDIPO

vol. 24, n. 1 (2019) • Philósophos: Revista de Filosofia - Revista UFG

Autor: Solange Aparecida de Campos Costa

Resumo:

Esse artigo examina como se define a questão do trágico para Hölderlin, importante poeta alemão do século XVIII. Em 1804, Hölderlin traduz e comenta as peças Édipo-rei e Antígona de Sófocles. Esse artigo se concentra na investigação sobre o trágico que Hölderlin empreende na terceira parte de suas Observações sobre Édipo, nela surgem elementos que são singulares no seu pensamento, como a cesura, a dupla infidelidade e o afastamento categórico do deus. Esses elementos permitem que Hölderlin trate o tema do trágico a partir de uma visão completamente nova para o seu tempo e que propiciou o surgimento de importantes reflexões posteriores na literatura e na filosofia. Duas são as questões principais que norteiam a argumentação neste artigo: a primeira se refere à acepção singular de Hölderlin sobre os paradoxos que comumente constituem o trágico, como o humano e o divino; a segunda, a análise da tarefa poética da modernidade como tarefa possível para toda e qualquer poesia.

Abstract:

This paper examines how the question of the Tragic is defined ac-cording to Hölderlin, an important German poet and philosopher from the XVIII century. In 1804, Hölderlin translates and comments the plays Oedipus the King and Antigone, by Sophocles. This paper focuses on the investigation about the Tragic undertaken by Hölderlin in the third part of his Remarks on Oedipus; in this part, some elements which are singular to his thought come up, such as the Caesura, the Mutual Unfaithfulness and the Categorical Re-versal. These elements allowed Hölderlin to address the question of the Tragic from an entirely new perspective for his time and provided the emergence of important further debates both in Literature and Philosophy, such as Musil, Hegel, Nietzsche and Heidegger, for example. There are two main questions which guide the argumentation of this paper: the first one refers to Hölderlin’s singular conception of the paradoxes that commonly constitute the Tragic, such as the one between the human and the divine; and the second one, the analysis of the poetic task of Modernity as a possible task to every single poem.

ISSN: 1414-2236

DOI: https://doi.org/10.5216/phi.v24i1.52309

Texto Completo: https://revistas.ufg.br/philosophos/article/view/52309

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