Philósophos: Revista de Filosofia - Revista UFG

A Revista Philósophos publicou seu primeiro exemplar em 1996. Desde então temos tido como objetivo publicar material bibliográfico inédito e argumentativo na área de filosofia e promover o debate filosófico. Os trabalhos publicados pela Philósophos são sempre de autores dedicados a Pesquisa em Filosofia e que sejam doutores nessa área no Brasil e no exterior. A publicação é semestral, sob a responsabilidade da Faculdade de Filosofia (FAFIL) e do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal de Goiás. A submissão dos artigos deve ser feita em resposta a chamadas temáticas divulgadas pela revista.

vol. 28, n. 2 (2023)

Estado social democrático, democracia, despotismo e ''democradura''

Jean-Louis Benoît

Estado social democrático, democracia, despotismo, democradura.

Objeções e (contra-)argumentos à institucionalização do Ensino de Filosofia como subárea de pesquisa filosófica

Patrícia Del Nero Velasco

Ensino de Filosofia; Campo de Conhecimento; Institucionalização; Problematizações; Contra-argumentos.

Filosofia e Formação: a união entre teoria e prática no PIBID de Filosofia

Maria Cecilia Pedreira de Almeida e Priscila Rossinetti Rufinoni

PIBID, formação, Ensino Médio, Ensino de Filosofia.

Os Modelos de formação desejados e a variação da potência de agir em Espinosa

Marcio Francisco Teixeira de Oliveira

Espinosa, Formação Humana, Potência, Conhecimento, Modelo.

Em defesa de um ensino de filosofia e de uma prática filosófica como interpretação e transformação da realidade

Thiago Silva Freitas Oliveira

Atividade filosófica, Ensino de Filosofia, Interpretação, Transformação.

Educação civilizatória

Vagner da Silva

moral, democracia, educação, civilização.

Oyèrónké Oyewùmí e as filosofias esc(r)uta?veis da cosmologia e instituições socioculturais Oyó-Iorubás

Aline Matos da Rocha

Oyèrónké Oyewùmí; Cosmologia e Instituições Socioculturais Oyó-Iorubás; Cosmopercepção; Senioridade; Ensino de Filosofia.

Da cama de Procusto à régua de Lesbos: uma proposta de didática particularista

Keberson Bresolin

Particularismo, Aristóteles, Didática, Phronesis, Deliberação, Didática Particularista.

Alejandro Cerletti e o ensino de filosofia

Danilo Rodrigues Pimenta e Cesar Romero Amaral Vieira

Embarcamento. Ensino de Filosofia. Pergunta filosófica. Repetição criativa. Alejandro Cerletti.

Por um anedotário filosófico: Deleuze e a história da filosofia

Christian Fernando Ribeiro Guimarães Vinci

Gilles Deleuze, Anedotas Vitais, História da Filosofia, Ensino de Filosofia.

Filosofia como educação do pensamento: desafios e estratégias

Paulo Sérgio Dantas Vasconcelos

Educação, Ensino, Filosofia, Práxis Pedagógica.