A MÚSICA COMO MERCADORIA: UMA INTERPRETAÇÃO CRÍTICA

V. 14 N. 24 (2021): Jul./Dez 2021 • Polymatheia - Revista de Filosofia

Autor: Ivânio Lopes de Azevedo Júnior Lopes de Azevedo Júnior

Resumo:

O presente artigo consiste em uma interpretação crítica da experiência com a música. O termo “crítica” é entendido aqui na esteira da tradição materialista-dialética que, desde de Karl Marx, e passando pela Escola de Frankfurt, vem aprofundando a compreensão da arte como fenômeno social cujas determinações econômicas são profundas. A partir de duas teses de Theodor Adorno e de um estudo, com forte viés benjaminiano, do antropólogo José Jorge de Carvalho sobre a sensibilidade musical, a proposta é mostrar em que sentido a música pode ser entendida como mercadoria e quais as implicações deste fato para a percepção auditiva.

Abstract:

This article presents a critical interpretation of the experience with music. The term “critics” here is understood within the dialectical materialism tradition that, since Karl Marx and, throughout the Frankfurt’ School, is deepening its understanding ofart as social phenomena whose economic determinations are profound. From two thesis of Theodor Adorno and a study, with strong Benjaminian influences, of the anthropologist José Jorge de Carvalho on the musical sensibility, we propose to demonstrate in what sense music can be understood as merchandising and what are the implications of this to the audible perception.

ISSN: 1984-9575

Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/revistapolymatheia/article/view/6566

Palavras-Chave: Estética musical. Teoria Crítica. Materialismo dialético.

Polymatheia - Revista de Filosofia

A Polymatheia - Revista de Filosofia (Qualis B4) é uma publicação criada pelo Curso de Mestrado Acadêmico em Filosofia da Universidade Estadual do Ceará, como periódico científico, da área de filosofia, voltada para a publicação de artigos de graduados/as, pós-graduandos/as e pós-graduados/as em Filosofia. Organizada diretamente pelos próprios estudantes e professores do Centro de Humanidades, Curso de Graduação em Filosofia.