ENTRE PEIRCE E ROCHAT: QUESTÕES CONCERNENTES AO DESENVOLVIMENTO DE AUTOCONSCIÊNCIA NA INFÂNCIA

V. 14 N. 24 (2021): Jul./Dez 2021 • Polymatheia - Revista de Filosofia

Autor: Danrlei Lopes Souza

Resumo:

Em que etapa do desenvolvimento o ser humano passa a ser consciente de si mesmo? Tal autoconsciência exige uma mediação simbólica? Neste artigo, analisamos o problema da autoconsciência infantil à luz das contribuições de Peirce e Rochat sobre o tema. Fazemos uma reconstrução das ideias de Peirce, tratando do problema das cognições discursivas e intuitivas. Colocamos, então, a tese de que não há autoconsciência nas crianças de pouca idade frente às pesquisas desenvolvimentais de Rochat, que sugerem que existem níveis de estados mentais e de autoconhecimento que atravessam níveis discursivos e não-discursivos da experiência, exigindo uma revisão da tese de Peirce. Ao final, exibimos o caráter intersubjetivo ou social da autoconsciência, que acontece constitutivamente com “outros em mente”.

Abstract:

In which stage of development does a human being become conscious of himself? Does such self-consciousness require symbolic mediation? In this article, we analyze the problem of children's self-consciousness in light of Peirce and Rochat's contributions on the topic. We reconstruct Peirce's ideas, addressing the problem of discursive and intuitive cognitions. We put, then, the thesis that there is no self-consciousness in young children in face of Rochat’s developmental research, which suggests that there are levels of mental states and self-knowledge that cross discursive and non-discursive levels of experience, requiring a review of the thesis of Peirce. In the end, we show the intersubjective or social character of self-consciousness, which happens constitutively with "others in mind".

ISSN: 1984-9575

Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/revistapolymatheia/article/view/6572

Palavras-Chave: Autoconsciência; Desenvolvimento; Infância; Cognição social.

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