UM BREVE APONTAMENTO SOBRE RICHARD WAGNER ENQUANTO REPRESENTANTE DO ESPÍRITO CATIVO EM NIETZSCHE
V. 13 N. 23 (2020): Jul./Dez. 2020 • Polymatheia - Revista de Filosofia
Autor: Pamela Cristina de Gois
Resumo:
Ao pensar um projeto de renascimento do trágico para a Alemanha da sua época, o chamado jovem Nietzsche se encontra sob a influência da amizade com Richard Wagner e imagina que a ópera wagneriana seria capaz de unir o mito e a música, fazendo assim renascer a tragédia grega. Assim, o teatro de Bayreuth seria a efetivação máxima do renascimento do trágico entre os alemães. Por outro lado, em Humano demasiado humano, Wagner é colocado na contramão do espírito livre, o músico é trazido à baila, não mais como protagonista do renascimento da cultura trágica em solo alemão. Neste contexto o filósofo conclui que Wagner não poderia mais ser o porta voz do renascimento do trágico e o relaciona os espíritos cativos. Doravante, ele passa a figurar na obra do filósofo justamente o oposto do modo de vida grego, pois adere ao cristianismo e se utiliza da música como ferramenta para propagar a sensibilidade moral própria dessa religião.
Abstract:
When Nietzsche thinks about the tragic renaissance project in Germany that time, he is influenced through the Richard Wagner’s friendship and Nietzsche imagines that the Wagnerian opera would beable to links the myth and the music, thus the Greek tragedy could renaiss. In contrast, in Human too human, Wagner is inserted in a inverse context of the free spirit, the musician arouse, but he is not a protagonist from the renaissance of the tragic culture in Germany territory. In this context, the philosopher concludes that Wagner could not to be the advocate of the renaissance tragic and relate him to the captive spirits. Henceforth, he became the representation the opposite of the Greek way of life in the philosopher's work, because he joins the Christianism and he uses the music as a tool to spread the moral sensibility that is one strong feature in this religion.
ISSN: 1984-9575
Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/revistapolymatheia/article/view/5643
Palavras-Chave: Wagner. Nietzsche. Espírito livre. Cristianismo.
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