ENSINO DE FILOSOFIA: DA SUA CONFIGURAÇÃO A PROPOSTAS METODOLÓGICAS

V. 13 N. 22 (2020): Jan./Jun 2020 • Polymatheia - Revista de Filosofia

Autor: Alex de Mesquita Marinho

Resumo:

O presente trabalho é uma abordagem crítico-reflexiva que visa incentivar e proporcionar suporte às discussões sobre temática do Ensino de Filosofia no Ensino Médio. Nesse sentido, discutir-se-ão problemáticas relacionadas às questões históricas acerca da prática pedagógica em filosofia no nível médio brasileiro; às diversas faces em que se apresenta o ensino de filosofia e suas consequências, bem como algumas propostas metodológicas para ensinar filosofia no Ensino Médio. Para tanto, buscou-se através de uma metodologia bibliográfica mostrar que as dificuldades desse processo de ensino foram geradas a partir de um percurso histórico conturbado dessa disciplina nos currículos educacionais e que há possibilidades de desenvolvimento de estratégias para um ensino de filosofia significativo.

Abstract:

The present work is a critical-reflexive approach that aims to encourage and provide support to the discussions on Philosophy Teaching in High School. In this sense, wewill discuss problems related to historical issues about pedagogical practice in philosophy at the Brazilian average level; the various faces on which the teaching of philosophy and its consequences are presented, as well as some methodological proposals to teach philosophy at the High School. In order to do so, it was sought through a bibliographical methodology to show that the difficulties of this teaching process were generated from a troubled historical course of this discipline in the educational curricula and that there are possibilities of developing strategies for a teaching of meaningful philosophy.

ISSN: 1984-9575

Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/revistapolymatheia/article/view/5725

Palavras-Chave: Filosofia. Ensino. Metodologia.

Polymatheia - Revista de Filosofia

A Polymatheia - Revista de Filosofia (Qualis B4) é uma publicação criada pelo Curso de Mestrado Acadêmico em Filosofia da Universidade Estadual do Ceará, como periódico científico, da área de filosofia, voltada para a publicação de artigos de graduados/as, pós-graduandos/as e pós-graduados/as em Filosofia. Organizada diretamente pelos próprios estudantes e professores do Centro de Humanidades, Curso de Graduação em Filosofia.