ENTRE O PÚBLICO E O PRIVADO: O COMPORTAMENTO DO PRÍNCIPE EM MAQUIAVEL

V. 12 N. 21 (2019): Jul./Dez. 2019 • Polymatheia - Revista de Filosofia

Autor: Marcelo de Sousa Ferreira Alves

Resumo:

O cerne do artigo é investigar o comportamento do príncipe no público e no privado, na obra do renascentista italiano Maquiavel: O Príncipe; obra de 1513. Para tanto, é necessário entender o que Maquiavel entendia por política e suas distinções com o conceito de política antiga e também a distinção entre virtù e fortuna, conceitos chave que devem ser esclarecidos para melhor compreensão do tema proposto. A prudência torna-se o conceito principal que norteará o texto nessa busca. Tomando a prudência como chave hermenêutica, poderemos pensar os pressupostos que garantem um bom comportamento do príncipe, tanto no público como no privado

Abstract:

The heart of the article is to investigate the prince's behavior in public and private, in the work of the Italian Renaissance Machiavelli: The Prince; work of 1513. Therefore, it is necessary to understand what Machiavelli understood by politics and its distinctions with the concept of ancient politics and also the distinction between virtù and fortune, key concepts that must be clarified for a better understanding of the proposed theme. Prudence becomes the main concept that will guide the text in this search. Taking prudence as the hermeneutic key, we can think of the assumptions that guarantee the prince's good behavior, both public and private.

ISSN: 1984-9575

Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/revistapolymatheia/article/view/5748

Palavras-Chave: Maquiavel, público e privado, prudência, virtù, fortuna.

Polymatheia - Revista de Filosofia

A Polymatheia - Revista de Filosofia (Qualis B4) é uma publicação criada pelo Curso de Mestrado Acadêmico em Filosofia da Universidade Estadual do Ceará, como periódico científico, da área de filosofia, voltada para a publicação de artigos de graduados/as, pós-graduandos/as e pós-graduados/as em Filosofia. Organizada diretamente pelos próprios estudantes e professores do Centro de Humanidades, Curso de Graduação em Filosofia.