SCHOPENHAUER, EDUCADOR EXTEMPORÂNEO DE NIETZSCHE

V. 12 N. 20 (2019): Jan./Jun 2019 • Polymatheia - Revista de Filosofia

Autor: David Rogério Costa de Lima

Resumo:

O presente artigo aborda como tema central a importância do exemplo de Schopenhauer para o pensamento de juventude de Nietzsche, expresso mais propriamente em sua terceira consideração extemporânea: Schopenhauer como educador. Numa época decadente, onde a educação está a serviço do Estado e do mercado, é somente através do exemplo de grandes homens que nós podemos nos conectar a um ideal e um objetivo superior para a educação e a cultura. Nietzsche traz o
exemplo de Schopenhauer, um homem heroico, autêntico e intempestivo, um exemplo digno de ser seguido e um verdadeiro educador.

Abstract:

This article addresses as central theme the importance of Schopenhauer's example for Nietzsche's thought of youth, expressed more accurately in his third untimely meditation: Schopenhauer as an educator. In a decadent age, where education is at the service of the State and the market, it is only through the example of great men that we can connect to an ideal and a higher goal for education and culture. Nietzsche brings the example of Schopenhauer, a heroic, authentic and untimely man, an example worthy of being followed and a true educator.

ISSN: 1984-9575

Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/revistapolymatheia/article/view/5774

Palavras-Chave: Schopenhauer. Educação. Cultura. Gênio. Extemporâneo.

Polymatheia - Revista de Filosofia

A Polymatheia - Revista de Filosofia (Qualis B4) é uma publicação criada pelo Curso de Mestrado Acadêmico em Filosofia da Universidade Estadual do Ceará, como periódico científico, da área de filosofia, voltada para a publicação de artigos de graduados/as, pós-graduandos/as e pós-graduados/as em Filosofia. Organizada diretamente pelos próprios estudantes e professores do Centro de Humanidades, Curso de Graduação em Filosofia.