MATEMÁTICA: DESCOBERTA OU INVENTADA? DISCUSSÕES A PARTIR DO PERSPECTIVISMO CIENTÍFICO

V. 11 N. 18 (2018): Jan./Jun. 2018 • Polymatheia - Revista de Filosofia

Autor: Renato Francisco Merli

Resumo:

O presente artigo procura apresentar uma discussão sobre a matemática a partir da corrente perspectivista de Ronald Giere. Procura-se, a partir das duas vertentes apresentadas em seu livro: objetivismo e construtivismo, efetivar uma discussão sobre se a matemática é uma ciência inventada (construtivismo) ou se é uma ciência descoberta (realismo objetivo). Como conclusões, a partir desse referencial teórico, pode-se afirmar que a matemática não é nem construída nem descoberta somente, mas parte de uma posição intermediária de aceitação da natureza dos objetos matemáticos, de modo que perpassam as duas esferas.

Abstract:

The present article seeks to present a discussion about the mathematics from the perspectivistcurrent of Ronald Giere. It is sought from the two perspectives presented in his book: objectivism and constructivism, a discussion whether mathematics is an invented science (constructivism) or an uncovered science (objective realism). As conclusions, from this theoretical reference, it can be affirmed that mathematics is neither constructed nor discovered only, but part of an intermediate position of acceptance of the nature of mathematical objects, so that they pass through both spheres.

ISSN: 1984-9575

Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/revistapolymatheia/article/view/5819

Palavras-Chave: Matemática, perspectivismo, realismo, construtivismo.

Polymatheia - Revista de Filosofia

A Polymatheia - Revista de Filosofia (Qualis B4) é uma publicação criada pelo Curso de Mestrado Acadêmico em Filosofia da Universidade Estadual do Ceará, como periódico científico, da área de filosofia, voltada para a publicação de artigos de graduados/as, pós-graduandos/as e pós-graduados/as em Filosofia. Organizada diretamente pelos próprios estudantes e professores do Centro de Humanidades, Curso de Graduação em Filosofia.