FISICALISMO NÃO-REDUTIVO E HOLISMO EM RICHARD RORTY

V. 11 N. 18 (2018): Jan./Jun. 2018 • Polymatheia - Revista de Filosofia

Autor: Roger Klinsman Aguiar de Souza

Resumo:

A linguagem e a mente suscitam na contemporaneidade uma série de embates e posições filosóficas diversas. O trabalho em questão visa determinar como o pragmatismo de Richard Rorty pensa tais questões e contribui de forma satisfatória ao lançar mão de um tipo especial de fisicalismo: o não-redutivo. Esperamos com isso mostrar como o fisicalismo de Rorty permite uma noção desinflacionada do eu com base não em uma visão própria do que seria a mente como um tipo de teatro cartesiano (Dennett), mas como uma rede de crenças e desejos em constante redescrição com o mundo; e a linguagem entendida não como meio de representação de uma realidade intrínseca, e sim como uma ferramenta de descrições capaz de lidar com o mundo segundo propósitos específicos e contingenciais.

Abstract:

The language and the mind raise in the contemporaneity a series of clashes and diverse philosophical positions. The work in question aims to determine how Richard Rorty's pragmatism thinks such issues and contributes in a satisfactory way by using a special kind of physicalism: the non-reductive. We hope to show how Rorty's physicalism allows for a disinflationary notion of self based not on a view of what the mind would be like a kind of Cartesian theater (Dennett), but as a network of beliefs and desires in constant redescription with the world; and understood language not as a means of representing an intrinsic reality, but as a tool of descriptions capable of dealing with the world according to specific and contingent purposes.

ISSN: 1984-9575

Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/revistapolymatheia/article/view/5826

Palavras-Chave: Fisicalismo; Linguagem; Representação; Mente; Redescrição.

Polymatheia - Revista de Filosofia

A Polymatheia - Revista de Filosofia (Qualis B4) é uma publicação criada pelo Curso de Mestrado Acadêmico em Filosofia da Universidade Estadual do Ceará, como periódico científico, da área de filosofia, voltada para a publicação de artigos de graduados/as, pós-graduandos/as e pós-graduados/as em Filosofia. Organizada diretamente pelos próprios estudantes e professores do Centro de Humanidades, Curso de Graduação em Filosofia.