WALTER BENJAMIN, LEIBNIZ, SOBRE A IDEIA E PERCEPÇÃO NA ORIGEM DO DRAMA BARROCO ALEMÃO

V. 10 N. 17 (2017): Jul./Dez. 2017 • Polymatheia - Revista de Filosofia

Autor: Evandro Pereira da Silva

Resumo:

Este artigo tem como principal escopo abordar sobre o conceito de percepção em Walter Benjamin; sendo para tanto, iniciando uma leitura sobre o tema: a origem do drama barroco alemão. Isto, no preceito de conduzir o próprio pensamento para interpretação do fenômeno e da ideia. Traçada as linhas gerais, tornar-se um viés necessário desenvolver para o tema, o conceito de percepção e de ideia. Nesse caminho metodológico podemos abordar especificamente sobre a dialética ideia-fenômeno, e, nos conduzir para a concepção onde Benjamin trata a ideia como mônada. Nesse particular, Benjamin realiza um sobrevoo a G. W. Leibniz. Assim, nos encaminhamos a uma abordagem dos próprios conceitos leibnizianos, sobretudo, ao que envolve na sua unidade enquanto mônada, o passado, presente e o futuro, – em sua autossuficiência. Neste aspecto, empreendemos que para Benjamin as ideias tem uma origem desdobrável em direção ao novo. Um novo que reside na obscuridade dos extremos, onde a saída fundamental constitui na aproximação dos fenômenos e das ideias a uma mesma unidade.

Abstract:

This article has as main scope to approach on the concept of perception in Walter Benjamin; Being for this, beginning a reading on the theme: the origin of the German baroque drama. This, in the precept of conducting the own thought for interpretation of the phenomenon and the idea. Traced the outlines, become a necessary bias to develop for the theme, the concept of perception and idea. Traced the outlines, become a necessary bias to develop for the theme, the concept of perception and idea. Traced the outlines, become a necessary bias to developfor the theme, the concept of perception and idea. In this methodological way we can specifically address the dialectic idea-phenomenon, and, lead us to the conception where Benjamin treats the idea as monad. In this particular, Benjamin makes an overflewto G. W. Leibniz. Thus, we turn to an approach to Leibniz's own concepts, especially to what it involves in its unity as a monad, past, present and future, –in its self-sufficiency. In this regard, we undertake that for Benjamin ideas have an unfolding origin towards the new. A new that lies in the obscurity of the extremes, where the fundamental exit is the approximation of phenomena and ideas to the same unity.

ISSN: 1984-9575

Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/revistapolymatheia/article/view/5868

Palavras-Chave: Benjamin; Leibniz; Percepção; Mônada; Ideia.

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