O PENSAR E O NÃO PENSAR EM HANNAH ARENDT E EDGAR MORIN

V. 10 N. 17 (2017): Jul./Dez. 2017 • Polymatheia - Revista de Filosofia

Autor: Jenerton Arlan Schütz

Resumo:

Profundas mutações culturais, políticas, econômicas e sociais, irradiados por dispositivos tecnológicos e aparatos de veiculação, caracterizam o limiar do século XXI. O mundo sem fronteiras e o desejo da aldeia global, acenam para a formação de um consenso no campo dos signos sociais e do pensamento. Neste entendimento, em meio ao senso comum e a ideologia de massas, como desenvolver um pensamento refletido? Evocamos Hannah Arendt e Edgar Morin para pensar este contexto. O momento clama para uma nova subjetividade na educação, onde a escola e o professor sejam sujeitos da ação e não exercem de forma instrumental ofícios.

Abstract:

Deep cultural, political, economic and social mutations, irradiated by technological devices and vehicles, characterize the threshold of the 21st century. The world without borders and the desire of the global village, beckon for the formation of a consensus in the field of social signs and thought. In this understanding, amidst common sense and mass ideology, how to develop a thought reflected? We have evoked Hannah Arendt and Edgar Morin to think about this context. The moment calls for a new subjectivityin education, where the school and the teacher are subjects of the action and do not perform instrumentally crafts.

ISSN: 1984-9575

Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/revistapolymatheia/article/view/5872

Palavras-Chave: Pensar, Complexidade, Educação.

Polymatheia - Revista de Filosofia

A Polymatheia - Revista de Filosofia (Qualis B4) é uma publicação criada pelo Curso de Mestrado Acadêmico em Filosofia da Universidade Estadual do Ceará, como periódico científico, da área de filosofia, voltada para a publicação de artigos de graduados/as, pós-graduandos/as e pós-graduados/as em Filosofia. Organizada diretamente pelos próprios estudantes e professores do Centro de Humanidades, Curso de Graduação em Filosofia.