DÉTOURNEMENT E COMUNICAÇÃO HISTÓRICA: O (CONTRA) CINEMA DE GUY DEBORD

V. 10 N. 17 (2017): Jul./Dez. 2017 • Polymatheia - Revista de Filosofia

Autor: Davi Galhardo

Resumo:

O presente artigo tem por objetivo demonstrar a relação existente entre textos teóricos e filmes produzidos por Guy Debord, considerando-os como meios de compreensão, resistência e comunicação frente a sociedade espetacular. Nossa tese é que existem traços comuns nos trabalhos do autor francês, executados a partir do método do desvio (détournement), tanto na forma escrita quanto na forma audiovisual, sendo ambas as formas momentos de um único e mesmo projeto estratégico de enfrentamento das condições gerais do capitalismo tardio. Clarificando que a teoria crítica, para além de ser prática, deve estar dotada de unidade em suas diversas manifestações.

Abstract:

This article aims to demonstrate the relationship between theoretical texts and films produced by Guy Debord, considering them as means of understanding, resistance and communication in front of the spectacular society. Our thesis is that there are common traits in the works of the French author, executed from the method of deviance (détournement), both in written form and in the audiovisual form, both forms being moments of a single and same strategic project toface the general conditions of late capitalism. Clarifying that critical theory, besides being practical, must be endowed with unity in its various manifestations.

ISSN: 1984-9575

Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/revistapolymatheia/article/view/5876

Palavras-Chave: Sociedade do Espetáculo; Cinema; Desvio.

Polymatheia - Revista de Filosofia

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