A PERCEPÇÃO DA LIBERDADE E USO DA AUTONOMIA DA RAZÃO A LUZ DO PENSAMENTO DE KANT E RAWLS

V. 10 N. 16 (2017): Jan./Jun. 2017 • Polymatheia - Revista de Filosofia

Autor: Celestino Taperero Fernando

Resumo:

O presente artigo tem como objetivo geral explicitar a ideia de liberdade em Kant e Rawls. Kant é o filosofo que deu um passo mais largo na época moderna e pode ser considerado como denominador comum da época contemporânea. Isto se dá devido à sua dimensão de pensar e a preocupação com a industrialização da sua época, correlatos ao problema da metafísica e do conhecimento. Para Kant, a liberdade não é um direito, mas a condição para todo direito e esforçar-se por preservar a liberdade implica em viabilizar os direitos mesmos. Por enquanto que Rawls, começa por escrever uma teoria da justiça para propor um contrato social dentro das sociedades e das instituições sociais. Para ele as instituições justas são aquelas que vão de acordo com as virtudes e garantem o bem comum para todos de uma forma equitativa. Uma sociedade bem ordenada compartilha de uma concepção pública de justiça que regula a estrutura básica da sociedade. A sua intenção era formar uma sociedade justa sempre guiada por uma causa racional, visando garantir o bem estar da sociedade. A liberdade é reconhecida por intermédio dos bens primários, estabelecidos na posição original da pessoa.

Abstract:

This article aims to make explicit the idea of freedom in Kant and Rawls. Kant is the philosopher who took a broad step in modern times and can be considered as the common denominator of the contemporary era. This is due to his thinking dimension and concern with the industrialization of his time, related to the problem of metaphysics and knowledge. For Kant, freedom is not a right, but the condition for every right and strive to preserve freedom implies the realization of rights themselves. For the time being, Rawls begins by writing a theory of justice to propose a social contract within societies and social institutions. For him fair institutions are those that go according to the virtues and guarantee the common good for all in an equitable way. A well-ordered society shares a public conception of justice that regulates the basic structure of society. Its intention was to form a fair society always guided by a rational cause, in order to guarantee the welfare of society. Freedom is recognized through primary goods, established in the person's original position.

ISSN: 1984-9575

Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/revistapolymatheia/article/view/5901

Palavras-Chave: Kant, Rawls, liberdade, razão e moral.

Polymatheia - Revista de Filosofia

A Polymatheia - Revista de Filosofia (Qualis B4) é uma publicação criada pelo Curso de Mestrado Acadêmico em Filosofia da Universidade Estadual do Ceará, como periódico científico, da área de filosofia, voltada para a publicação de artigos de graduados/as, pós-graduandos/as e pós-graduados/as em Filosofia. Organizada diretamente pelos próprios estudantes e professores do Centro de Humanidades, Curso de Graduação em Filosofia.