NIETZSCHE E A PRIMAZIA DA CULTURA COMO PROBLEMA EDUCACIONAL PARA A POLÍTICA

V. 9 N. 15 (2016): Jul./Dez. 2016 • Polymatheia - Revista de Filosofia

Autor: David Barroso Braga

Resumo:

Este artigo discute a primazia da cultura na ? loso? a de Nietzsche visando apresentá-la como problema educacional para a política. Contextualiza-se a política cultural alemã, pelos estudos de Nobert Elias e Keith Ansell-Pearson, para a proposta nietzscheana de renascimento da Antiguidade que toma a paidéia grega para implodir a Bildung alemã. Com isso, caracteriza-se a paidéia platônica para se compreender a educação nietzscheana como auto-formação do ? lósofo, pelos estudos de Werner Jaeger e Jorge Larrosa. Assim, Nietzsche tem na primazia da cultura sua ? loso? a como modo de vida aristocrático para uma política de criação de outros modos de vida.

Abstract:

This article discuss es the primacy of culture in Nietzsche’s philosophy aimed at presenting it as an educational problem for policy. Contextualizes the German cultural policy from the studies of Nobert Elias and Keith Ansell-Pearson, for the Nietzschean proposal of Renaissance of Antiquity that takes the Greek paideia to implode the German Bildung. Herewith, it is characterized the Platonic paideiato understand the Nietzschean education as self-formation of the philosopher, with the studies of Werner Jaeger and Jorge Larrosa. Thus, Nietzsche has the primacy of culture his philosophy as a way of life aristocratic to a policy of creation of other ways of life

ISSN: 1984-9575

Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/revistapolymatheia/article/view/5916

Palavras-Chave: Modo de vida. Sociedade. Aristocracia. Formação. Filosofia.

Polymatheia - Revista de Filosofia

A Polymatheia - Revista de Filosofia (Qualis B4) é uma publicação criada pelo Curso de Mestrado Acadêmico em Filosofia da Universidade Estadual do Ceará, como periódico científico, da área de filosofia, voltada para a publicação de artigos de graduados/as, pós-graduandos/as e pós-graduados/as em Filosofia. Organizada diretamente pelos próprios estudantes e professores do Centro de Humanidades, Curso de Graduação em Filosofia.