AÇÃO E RESPONSABILIDADE DO SUJEITO MORAL NA PERSPECTIVA DA MORALIDADE HEGELIANA
V. 9 N. 15 (2016): Jul./Dez. 2016 • Polymatheia - Revista de Filosofia
Autor: Francisco de Assis Sobrinho
Resumo:
No pensamento ético de Hegel a moralidade representa a liberdade do sujeito a partir de sua subjetividade, visto que é nela que o indivíduo se autodetermina como sujeito livre e consciente de seus atos. Neste artigo abordaremos a moralidade na sua relação com a particularidade do sujeito, onde mostraremos a partir do método dialético hegeliano, como se dá a busca de realização do sujeito moral, através da sua própria volição e ação, tendo como foco principal a responsabilidade de seus atos no cumprimento do dever moral enquanto condição para a efetivação do bem de si mesmo e das outras particularidades.
Abstract:
In the ethical thinking of Hegel morality represents the freedom of the individual from his subjectivity, since it is there that the individual determines itself as free and conscious of his acts. In this article we discuss morality in relation to the particularity of the subject, which we show from the Hegelian dialectical method, how is the searchfor fulfi llment of the moral subject, by their own volition and action,focusing mainly on the responsibility of the acts in compliance with the moral obligation as condition for the realization of the right of himself and other features.
ISSN: 1984-9575
Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/revistapolymatheia/article/view/5918
Palavras-Chave: Moralidade. Sujeito. Ação. Responsabilidade. Bem.
Polymatheia - Revista de Filosofia
A Polymatheia - Revista de Filosofia (Qualis B4) é uma publicação criada pelo Curso de Mestrado Acadêmico em Filosofia da Universidade Estadual do Ceará, como periódico científico, da área de filosofia, voltada para a publicação de artigos de graduados/as, pós-graduandos/as e pós-graduados/as em Filosofia. Organizada diretamente pelos próprios estudantes e professores do Centro de Humanidades, Curso de Graduação em Filosofia.