O ENSINO ÉTICO PARA A FORMAÇÃO HUMANA EM KANT

V. 9 N. 15 (2016): Jul./Dez. 2016 • Polymatheia - Revista de Filosofia

Autor: Patrícia Silveira Penha

Resumo:

Immanuel Kant (1724-1804) apresentou uma ? loso? a baseada em princípios morais que contribuíam para a formação humana, isto é, para o agir moral em sociedade. O objetivo deste artigo é tratar do exercício da ética a partir da Introdução da obra Sobre a Pedagogia (1803) e na parte II da Doutrina do Método Ética- Primeira seção intitulada a didática ética da Metafísica dos Costumes(1797) de Kant. Este artigo tem o intuito de demonstrar que quando o indivíduo passa pelo exercício de uma educação ética, ele se prepara para um agir racional e autônomo aproximando-se de sua humanidade.

Abstract:

Immanuel Kant (1724-1804) presented a philosophy based on moralprinciples that contributed to the human, that is, to act in moral society. The purpose of this article is to address the practice of ethics in the work of Introduction About Education ( 1803 ) and in Part II of the Doctrine of ethically Method First section entitled didactic ethics of Metaphysics of Morals ( 1797) Kant . This article aims to demonstrate that when the individual goes through the exercise of an ethical education, he prepares for a rational and autonomous action approaching his humanity.

ISSN: 1984-9575

Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/revistapolymatheia/article/view/5921

Palavras-Chave: Kant, Educação, Ética, Formação Humana.

Polymatheia - Revista de Filosofia

A Polymatheia - Revista de Filosofia (Qualis B4) é uma publicação criada pelo Curso de Mestrado Acadêmico em Filosofia da Universidade Estadual do Ceará, como periódico científico, da área de filosofia, voltada para a publicação de artigos de graduados/as, pós-graduandos/as e pós-graduados/as em Filosofia. Organizada diretamente pelos próprios estudantes e professores do Centro de Humanidades, Curso de Graduação em Filosofia.