A CONCEPÇÃO HILEMÓRFICA NO LIVRO A DO DE ANIMA: MODELO E INVESTIGAÇÃO CRÍTICA

V. 9 N. 14 (2016): Jan./Jun. 2016 • Polymatheia - Revista de Filosofia

Autor: Rummenigge Santos Silva

Resumo:

O presente artigo se propõe a analisar o livro A do De Anima tomando por base as concepções sobre a alma dos antigos predecessores e as confrontando com a noção de substância composta apresentada por Aristóteles. Desse modo, através do hilemor? smo aristotélico, nos é possível empreender uma abordagem metodológica paradigmática e crítica das psykhai dos antigos ? lósofos, ressaltando, assim, a importância investigativa desse primeiro momento do tratado, que não se subsume apenas a uma dialética indutiva, mas que é estrutural ao problema do tratado como um todo.

Abstract:

This article is intended to analyze the book A of De Anima based on the conceptions about the soul of the ancient predecessors and confronting them with the notion of composite substance presented by Aristotle. This way, through Aristotelian hylomorphism, it is possible to us to understand a paradimatic methodologic and critic approach of the psykhai from ancient philosophers, highlighting, therefore, the investigative importance of this fi rst moment of the tractate, which doesn’t subsume only to an inductive dialetic, but it is structural to the tractate as a whole.

 

ISSN: 1984-9575

Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/revistapolymatheia/article/view/5942

Palavras-Chave: hilemorfi smo; psykhai; substância composta.

Polymatheia - Revista de Filosofia

A Polymatheia - Revista de Filosofia (Qualis B4) é uma publicação criada pelo Curso de Mestrado Acadêmico em Filosofia da Universidade Estadual do Ceará, como periódico científico, da área de filosofia, voltada para a publicação de artigos de graduados/as, pós-graduandos/as e pós-graduados/as em Filosofia. Organizada diretamente pelos próprios estudantes e professores do Centro de Humanidades, Curso de Graduação em Filosofia.