ALBERT CAMUS E O HEROÍSMO EDIPIANO

V. 9 N. 14 (2016): Jan./Jun. 2016 • Polymatheia - Revista de Filosofia

Autor: Rafael Leopoldo

Resumo:

O presente texto tende a caracterizar o heroísmo edipiano como representação do homem moderno, tendo em vista a obra de Albert Camus. Em um primeiro passo enumero algumas possibilidades da experiência da absurdidade. O segundo passo se trata de recontar a história de Édipo Rei, escrita por Sófocles. O terceiro e último ponto se trata da consonância do heroísmo moderno com a sabedoria dos gregos. 

Abstract:

this paper tends to characterize the Oedipus as representing the heroism of modern man, in view of the work of Albert Camus. in a first step, I list some possibilities of the experience of absurdity. The second step is to retell the story of Oedipus Rex written by Sophocles. The third and final point is pondering about the reason of modern heroism aligns with the ancient wisdom.

ISSN: 1984-9575

Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/revistapolymatheia/article/view/5943

Palavras-Chave: absurdo, homem absurdo, homem edipiano.

Polymatheia - Revista de Filosofia

A Polymatheia - Revista de Filosofia (Qualis B4) é uma publicação criada pelo Curso de Mestrado Acadêmico em Filosofia da Universidade Estadual do Ceará, como periódico científico, da área de filosofia, voltada para a publicação de artigos de graduados/as, pós-graduandos/as e pós-graduados/as em Filosofia. Organizada diretamente pelos próprios estudantes e professores do Centro de Humanidades, Curso de Graduação em Filosofia.