O ensino de filosofia para crianças: uma nova perspectiva a partir de Matthew Lipman

V. 8 N. 13 (2015): Jul./Dez. 2015 • Polymatheia - Revista de Filosofia

Autor: TANIA SILVA SOUZA

Resumo:

Este artigo busca uma refl exão sistematizada da proposta existente no programa de fi losofi a para Crianças de Matthew Lipman e da formação educacional dos infantes desde os primeiros anos escolares, os conceitos de educação e o de pensar que se entrecruzam ao analisarmos uma proposta cuja fi nalidade é iniciar as crianças na Filosofia. Sendo a filosofia uma área do conhecimento essencial para a formação do pensamento refl exivo, e considerando a importância de pensar melhor, realizamos uma leitura da Filosofi a subjacente nos pressupostos deste pensador. Lipman lançou a ideia de que as crianças podem e merecem ter acesso à Filosofi a e, na tentativa de provar suas convicções, o autor desenvolveu uma metodologia e um currículo
específi co, assim como materiais didáticos acessíveis à faixa etária dos alunos, na intenção de que sua ideia fosse uma realidade.

Abstract:

This article seeks a systematic refl ection of the proposal on existing program philosophy Child Matthew Lipmanan educational background of the infants from the earliest school years, the concepts of education and thinking that intersect when we analyze a proposal whosepurposeis to initiate children in Philosophy. Philosophy beingan area of knowledge essential for the formation of refl ective thinking, and considering the importance of ‘think better’, performed are a ding of the philosophy under lying the assumptions of this thinker. Lipman introduced the idea that children can and deserve access to Philos ophyand in an attempt to prove his convictions, the author developed a methodology and a specifi c curriculum, and learning materials accessible to the age of the students, with the intention that their idea a reality.

ISSN: 1984-9575

Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/revistapolymatheia/article/view/6357

Palavras-Chave: filosofia; pensar; educação; infância.

Polymatheia - Revista de Filosofia

A Polymatheia - Revista de Filosofia (Qualis B4) é uma publicação criada pelo Curso de Mestrado Acadêmico em Filosofia da Universidade Estadual do Ceará, como periódico científico, da área de filosofia, voltada para a publicação de artigos de graduados/as, pós-graduandos/as e pós-graduados/as em Filosofia. Organizada diretamente pelos próprios estudantes e professores do Centro de Humanidades, Curso de Graduação em Filosofia.