A atualidade do estudo da servidão e da liberdade humana na Ética de Benedictus de Spinoza

V. 8 N. 13 (2015): Jul./Dez. 2015 • Polymatheia - Revista de Filosofia

Autor: KARINE VIEIRA MIRANDA

Resumo:

Este artigo tem o intuito de abordar a atualidade do estudo da servidão e da liberdade humana segundo o pensamento do filósofo holandês Benedictus de Spinoza. A obra principal a ser trabalhada é a Ética, onde Spinoza apresenta uma fi losofi a do amor, da conservação, da perseverança, da sabedoria, e acima de tudo, da liberdade. Interessa a diversas áreas de conhecimento a compreensão mais ampla e o estudo mais acurado sobre a servidão e a liberdade humana, pelos mais diversos motivos e propósitos, tendo dentre esses motivos interesses históricos, religiosos, éticos, econômicos, políticos, sociais, científi cos,
afetivos, dentre outros.

Abstract:

Cet article vise à examiner la actualité de l’étude de la servitude et la liberté humaine selon la pensée du philosophe néerlandais Benedictus de Spinoza. Le ouvre principal est d’être travaillé Éthique, où Spinoza présente une philosophie de l’amour, de la conservation, de la persévérance, de la sagesse, et par-dessus tout, la liberté. Intérêt pour de nombreux domaines de la connaissance et une compréhension plus large étude plus approfondie sur la servitude et la liberté humaine, pour diverses raisons et les buts et les intérêts entre ces raisons historiques, religieux, éthique, économique, politique, social, scientifi que, aff ective, entre autres.

ISSN: 1984-9575

Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/revistapolymatheia/article/view/6361

Palavras-Chave: Servidão, Liberdade, Imaginação, Razão, Afetos

Polymatheia - Revista de Filosofia

A Polymatheia - Revista de Filosofia (Qualis B4) é uma publicação criada pelo Curso de Mestrado Acadêmico em Filosofia da Universidade Estadual do Ceará, como periódico científico, da área de filosofia, voltada para a publicação de artigos de graduados/as, pós-graduandos/as e pós-graduados/as em Filosofia. Organizada diretamente pelos próprios estudantes e professores do Centro de Humanidades, Curso de Graduação em Filosofia.