A filosofia no ensino médio: da especificidade conceitual a proposta de uma ?oficina de conceitos?

V. 8 N. 12 (2015): Jan./Jun 2015 • Polymatheia - Revista de Filosofia

Autor: JEAN MICHEL DE LIMA SILVA

Resumo:

O presente artigo tem por objetivo demonstrar a especifi cidade do ensino de Filosofi a, como também, sua elaboração posterior na forma de uma “oficina de conceitos”. Para tanto, utilizaremos a obra: A filosofia e seu ensino: conceito e transversalidade de autoria do professor Dr. Silvio Donizetti de Oliveira Gallo. Neste trabalho procuraremos problematizar, primeiramente, a compreensão da especifi cidade do ensino de Filosofi a como pura criticidade, transversalidade ou formação plena para o exercício da cidadania. Posteriormente, abordaremos ainda a dicotomia entre aprender Filosofia e filosofar. E por fim, analisaremos as etapas de uma aula de Filosofi a compreendida como “oficina de conceitos”.

Abstract:

The present article aims at demonstrating the specifi city of the teaching of Philosophy, as well as its further elaboration in the form of a “workshop on concepts”. For this, we will use A fi losofi a e seu ensino: conceito e transversalidade, by professor Dr. Sílvio Donizetti de Oliveira Gallo. In this work, we will fi rst seek to problematize an understanding of the specifi city of the teaching of Philosophy as pure criticality, transversality or full formation for the exercise of citizenship. Later, we will also learn the dichotomy between Philosophy and philosophizing. And fi nally, we will look at the steps of a Philosophy class, understood as a “workshop on concepts”.

ISSN: 1984-9575

Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/revistapolymatheia/article/view/6406

Palavras-Chave: Filosofi a, Ensino, Especifi cidade, Conceito, Ofi cina de Conceitos.

Polymatheia - Revista de Filosofia

A Polymatheia - Revista de Filosofia (Qualis B4) é uma publicação criada pelo Curso de Mestrado Acadêmico em Filosofia da Universidade Estadual do Ceará, como periódico científico, da área de filosofia, voltada para a publicação de artigos de graduados/as, pós-graduandos/as e pós-graduados/as em Filosofia. Organizada diretamente pelos próprios estudantes e professores do Centro de Humanidades, Curso de Graduação em Filosofia.