O absoluto enquanto Processo em Heráclito e Hegel (Uma leitura a partir dos fragmentos de Heráclito e do prefácio da Enciclopédia das Ciências Filosóficas de Hegel)

V. 7 N. 10 (2014): Jan./Jun 2014 • Polymatheia - Revista de Filosofia

Autor: Ericsson Venâncio Coriolano

Resumo:

Esse artigo pretende fazer uma aproximação entre as filosofias de Heráclito e Hegel, a partir da compreensão de que o absoluto só pode ser apreendido enquanto processo. Trata-se, pois, de partir da leitura dos fragmentos de Heráclito, identificar sua concepção de Logos e relacioná-la com a idéia de movimento, de devir. Pois para Heráclito o Logos se dá a partir da luta (pólemos) dos contrários, ou seja, da unidade das diferenças; essa unidade é o devir, o movimento. O Logos só pode ser apreendido quando se pensa conforme esse processo, que é o resultado da negação determinada entre ser e não-ser. Essa mesma compreensão possui Hegel, quando expõe o absoluto a partir de um processo de diferenciação do próprio absoluto com ele mesmo, a começar por suas mediações consigo mesmo. Ou seja, para Hegel, o fundamento de todo conhecimento em si dá-se no seu próprio desdobramento em si e para si, que é por outro lado, mediado pelo outro de si. A necessidade da filosofia dá -se então, em passar pelos vários objetos do espírito (sensibilidade, imagens, os fins da vontade, etc.) e apreender o que é o objeto por excelência da filosofia: o pensar.

Abstract:

This articleintends to do a reading of Heraclites fragments starting from the conceptual horozon of Hegel’s dialectics. It intends to show that in Heraclites philosophy the absolute, in the idea of Logos is appreheded as a process. It is nec-essary to identify the conception of Logos and to relate it withthe idea of move-ment, of becoming. According to Heraclites, the Logos appears from conflict (pólemos) of the opposites, in others words, of the unity of the differences; this unity is the becoming, movement. The Logoscan only be apprehended when one thinks according this process, that it is the result of a certain denial between the being and the non-being. This position approximates Hegel’s and Heraclites phi-losophies being both in the same philosophical tradition that conceives negativity as immanent to the absolute, in others words, that reality possesses an unfolding dialectics.

ISSN: 1984-9575

Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/revistapolymatheia/article/view/6671

Palavras-Chave: Dialética, Hegel, Heráclito, Pré-socráticos.

Polymatheia - Revista de Filosofia

A Polymatheia - Revista de Filosofia (Qualis B4) é uma publicação criada pelo Curso de Mestrado Acadêmico em Filosofia da Universidade Estadual do Ceará, como periódico científico, da área de filosofia, voltada para a publicação de artigos de graduados/as, pós-graduandos/as e pós-graduados/as em Filosofia. Organizada diretamente pelos próprios estudantes e professores do Centro de Humanidades, Curso de Graduação em Filosofia.