SPINOZA E O CONHECIMENTO: COMO A EDUCAÇÃO PODE SER TRANSFORMADORA E LIBERTADORA

V. 6 N. 9 (2013): Polymatheia • Polymatheia - Revista de Filosofia

Autor: KARINE VIEIRA MIRANDA

Resumo:

Este artigo tem como propósito apresentar o conhecimento para Benedictus de Spinoza, expondo a capacidade do conhecimento de ser transformador e libertador através da educação. Tem-se por base principal as obras Tratado Teológico-Político e Ética, mas outras de suas obras são mencionadas, com o intuito de fortalecer a relação entre a filosofia de Spinoza e a educação. Spinoza não pareceu preocupado em se debruçar sobre a relação entre filosofia e educação, mas contribui para o desenvolvimento da educação quando atribui grande importância ao saber, ao conhecimento, sendo este o único meio, segundo ele, que permite ao homem alcançar sua liberdade.

Abstract:

This paper has aim to submit "the knowledge" to Benedictus de Spinoza, expounding the attainment of knowledge as being transformer and liberator through education. Having being this as the leading base theTratactus Theologico-Politicusand theEthica, his other works are also mentioned as related aiming to support the relationship between Spinoza’s philosophy and education. Spinoza's don't seemed worried in to lean over about the relationship between philosophy and education, but contributesfor the development of education when assign the great importance to the know, to the knowledge, being this the only way, that allows the man's attain for yours freedom.

ISSN: 1984-9575

Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/revistapolymatheia/article/view/6471

Palavras-Chave: Spinoza,Educação, Conhecimento, Razão, Liberdade.

Polymatheia - Revista de Filosofia

A Polymatheia - Revista de Filosofia (Qualis B4) é uma publicação criada pelo Curso de Mestrado Acadêmico em Filosofia da Universidade Estadual do Ceará, como periódico científico, da área de filosofia, voltada para a publicação de artigos de graduados/as, pós-graduandos/as e pós-graduados/as em Filosofia. Organizada diretamente pelos próprios estudantes e professores do Centro de Humanidades, Curso de Graduação em Filosofia.