A ORIGEM DAS DESIGUALDADES SOCIAIS SEGUNDO JEAN-JACQUES ROUSSEAU

V. 6 N. 9 (2013): Polymatheia • Polymatheia - Revista de Filosofia

Autor: Paulo Sérgio Cruz Barbosa

Resumo:

O artigo objetiva fazer uma leitura da origem das desigualdades sociais a partir da obra Discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens de Jean-Jacques Rousseau (1712-1778). Aqui o filósofo descreve os momentos fortes que caracterizaram a passagem do estado de natureza ao estado civil do homem. Segundo Rousseau, alguns fatores da natureza humana e dos fenômenos naturais contribuíram para a evolução e o progresso. A partir destes, o que se torna relevante no desenvolvimento das desigualdades é o surgimento da propriedade privada e da sociedade civil.

Abstract:

Thisarticle aims tomake a readingof the originof social inequalityfrom the workDiscourse onthe originand foundations ofinequalityamong menofJean-Jacques Rousseau(1712-1778). Herethe philosopherdescribesthe highlightsthat marked thepassageof the state ofnaturetoman'smarital status. According toRousseau, some factorsof human nature andnatural phenomenacontributed tothe evolutionand progress. From this, which becomes relevantin the developmentof inequalitiesis the emergenceof private propertyand civil society.

ISSN: 1984-9575

Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/revistapolymatheia/article/view/6473

Palavras-Chave: Desigualdade,Homem, Progresso, Propriedade, Rousseau.

Polymatheia - Revista de Filosofia

A Polymatheia - Revista de Filosofia (Qualis B4) é uma publicação criada pelo Curso de Mestrado Acadêmico em Filosofia da Universidade Estadual do Ceará, como periódico científico, da área de filosofia, voltada para a publicação de artigos de graduados/as, pós-graduandos/as e pós-graduados/as em Filosofia. Organizada diretamente pelos próprios estudantes e professores do Centro de Humanidades, Curso de Graduação em Filosofia.