ECONOMIA, LIBERALISMO E CRÍTICA DA RAZÃO GOVERNAMENTAL EM MICHEL FOUCAULT

V. 5 N. 8 (2009): Jul./Dez 2009 • Polymatheia - Revista de Filosofia

Autor: Rone Eleandro Santos

Resumo:

Partindo da análise do surgimento do homo economicus e do sujeito de interesse e suas diferenças quanto à noção de um homo juridicus e de um sujeito do direito, Michel Foucault coloca em questão no curso Le naissance de la biopolitique (1978-1979) as relações entre o direito, a economia e a política. Refletindo nesta direção Foucault aponta o Liberalismo como um empreendimento crítico feito contra a racionalidade política que toma a forma de uma filosofia política. Tomando como exemplo a economia política de Adam Smith, veremos que Foucault aponta o liberalismo econômico como uma forma de desqualificação do projeto político que coloca o Estado soberano e jurídico e sua arte de governar como “a correta disposição das coisas, às quais se assume o encargo de conduzir a um fim conveniente”.

Abstract:

From the analysis of the arising of homo economicus and the cha-racter of interest and his differences as to the notion of a homo juridicusand a character of right, Michel Foucault discuss the question in the courseLe naissance de la biopolitique (1978-1979) the relations among the right, the economy and the policy. Reflecting in this direction Foucault points out the Liberalism as a critical enterprise elaborate against the political ratio-nality that turns into a political philosophy. According to the political econ-omy of Adam Smith, we will see that Foucault points out the economic liberalism as a form of disqualification of the political project which places the sovereign and legal State and its art to govern as “the correct disposal of the things, which assumes the responsibility to lead to a convenient end”.

ISSN: 1984-9575

Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/revistapolymatheia/article/view/6497

Palavras-Chave: Michel Foucault, Adam Smith, liberalism, Economia Política, Governo.

Polymatheia - Revista de Filosofia

A Polymatheia - Revista de Filosofia (Qualis B4) é uma publicação criada pelo Curso de Mestrado Acadêmico em Filosofia da Universidade Estadual do Ceará, como periódico científico, da área de filosofia, voltada para a publicação de artigos de graduados/as, pós-graduandos/as e pós-graduados/as em Filosofia. Organizada diretamente pelos próprios estudantes e professores do Centro de Humanidades, Curso de Graduação em Filosofia.