CRISE DA RATIO STUDIORUM JESUÍTICA E O PENSAMENTO CARTESIANO: A CRÍTICA DE GIAMBATTISTA VICO

V. 4 N. 6 (2008): Jul./Dez 2008 • Polymatheia - Revista de Filosofia

Autor: Liliane Severiano Silva

Resumo:

Ao longo deste trabalho buscamos compreender a crítica de Giambattista Vico ao primado das idéias claras e distintas do cartesianismo, tendo como base os seguintes escritos: a sua Autobiografia, pois em tal escrito Vico realiza um diagnóstico da mudança no status cultural napolitano com o advento do pensamento de René Descartes. Vico destaca que, em tal mudança, se deu o completo esquecimento dos saberes humanísticos renascentistas. Em seguida, o De ratione, em que Vico pensa a situação
do método dos estudos de seu tempo, comparando vantagens e desvantagens em relação ao método, quer dos antigos, quer dos modernos. Aqui ele alerta contra os potenciais prejuízos para a mentalidade da juventude, quando se despreza os estudos humanísticos, a saber: poesia, história, retórica, as línguas, a prudência civil. Por fim, em seu De antiquissima, podemos observar a sua crítica ao dogmatismo cartesiano valendo-se do procedimento filológico, a fim de resgatar, por meio da língua latina , outro
critério de verdade. Vico anuncia em tal obra o princípio do verum-factum que trata da relação entre o verdadeiro e o feito, constituindo um princípio fundativo em que, para se chegar ao conhecimento da verdade, é preciso considerar o fazer. Tal princípio se opõe ao cogito cartesiano, que nada mais é, segundo Vico, do que a demonstração da evidência do pensar humano
em uma orientação subjetiva, constituído, pois, como critério universal de verdade.

Abstract:

Tout au long de ce travail, nous cherchons à comprendre la critique de l'état de Giambattista Vico par rapport aux idées claires et distinctes du cartésianisme, en se fondant sur les écrits suivants: son Autobiographie, car dans celle-ci Vico fait un diagnostique du changement dans le statut de la culture napolitaine, avec l'avènement de la pensée de René Descartes. Vico souligne que, dans un tel changement, il y a eu uneffacement complet des savois humanistiques de la Renaissance. Ensuite, en De ratione, Vico travaille la situation de la méthode des études de son temps, en comparant les avantages et les inconvénients par rapport à la méthode, soit des anciens, soit des modernes. Ici, il met en relief les possibles dommages à la mentalité de la jeunesse quand elle méconnaît les études humanistes, à savoir: la poésie, l'histoire, la rhétorique, les langues, la prudence civile. Enfin, en De antiquissima, nous pouvons remarquer sa critique au dogmatisme cartésien en se basant sur la procédure philologique, afin de récupérer, par le biais de la langue latine autre critère de la vérité. Vico a annoncé que les travaux sur le principe du verum-factum qui traite de la relation entre le réel et fait, en constituant un principe qui, d'apprendre à connaître la vérité, nous devons envisager de le faire. Ce principe facultatif où, pour y arriver à la connaissance de la vérité, il faut considérer le faire. Tel principe s'oppose au cogito cartésien que pour Vico n’est qu’une démonstration de l’évidence de la pensée humaine dans une orientation subjective, qui consiste donc comme critère universel de la vérité.

ISSN: 1984-9575

Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/revistapolymatheia/article/view/6515

Palavras-Chave: Cartesianismo, estudos humanísticos, verum-factum.

Polymatheia - Revista de Filosofia

A Polymatheia - Revista de Filosofia (Qualis B4) é uma publicação criada pelo Curso de Mestrado Acadêmico em Filosofia da Universidade Estadual do Ceará, como periódico científico, da área de filosofia, voltada para a publicação de artigos de graduados/as, pós-graduandos/as e pós-graduados/as em Filosofia. Organizada diretamente pelos próprios estudantes e professores do Centro de Humanidades, Curso de Graduação em Filosofia.