CONSIDERAÇÕES ACERCA DA LIBERDADE E DA ÉTICA NA TESE A DIFERENÇA ENTRE AS FILOSOFIAS DA NATUREZA EM DEMÓCRITO E EPICURO DE KARL MARX

V. 4 N. 6 (2008): Jul./Dez 2008 • Polymatheia - Revista de Filosofia

Autor: Renato Almeida de Oliveira

Resumo:

Em 1839, Marx inicia a preparação de sua tese de doutoramento, que será apresentada em 1841, na Universidade de Iena, intitulada Diferença entre as Filosofias da Natureza em Demócrito e Epicuro. Mas o que levou um jovem estudante de filosofia, discípulo de Hegel, participante do movimento jovem hegeliano de esquerda, a dedicar-se aos estudos do atomismo grego? O objetivo deste artigo é responder essa questão, explicitando como a filosofia atomista de Epicuro influenciou a ética marxiana a partir da liberdade fundada num princípio universal.

Abstract:

In 1839 Marx begins to prepare his doctoral thesis, which will be presented in 1841 at the University of Jena, entitled The difference be-tween the philosophies of nature of Democritus and Epicurus. But what led a young student of philosophy, a Hegel’s disciple, participant in the young hegelian left, to dedicate himself to his studies of greek atomism? The aim of this paper is to answer this question, explaining how the atomistic phi-losophy of Epicurus influenced the Marx’s ethics from the freedom based on a universal principle.

ISSN: 1984-9575

Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/revistapolymatheia/article/view/6518

Palavras-Chave: Liberdade, ética, Epicuro, Marx.

Polymatheia - Revista de Filosofia

A Polymatheia - Revista de Filosofia (Qualis B4) é uma publicação criada pelo Curso de Mestrado Acadêmico em Filosofia da Universidade Estadual do Ceará, como periódico científico, da área de filosofia, voltada para a publicação de artigos de graduados/as, pós-graduandos/as e pós-graduados/as em Filosofia. Organizada diretamente pelos próprios estudantes e professores do Centro de Humanidades, Curso de Graduação em Filosofia.