A CONCEPÇÃO BACONIANA DO SABER

V. 3 N. 4 (2007): Jul./Dez 2007 • Polymatheia - Revista de Filosofia

Autor: Raphaela Cândido Lacerda

Resumo:

Este artigo tem por objetivo apresentar em linhas gerais o pensamento do Frei Roger Bacon no contexto histórico que o originou. Por meio da leitura de trechos de sua obra Opus Maius e do trabalho de alguns críticos e comentadores, procuramos apresentar as bases principais do seu projeto de reforma do homem, da sociedade e da Igreja e os fundamentos da concepção baconiana do saber.

Abstract:

Questo articolo ha affinchè l’obiettivo si presenti generalmente allinea il pensiero del Frei Ruggero Bacone nel contesto storico che lo ha prodotto. Per mezzo della lettura di tratti della sua opera Opus Maius e del lavoro di alcuni critici e commentatori, cerchiamo per presentare le basi principali del suo progetto della riforma dell ?uomo, la società e la chiesa e il fundamento della concezione baconiana di sapere.

ISSN: 1984-9575

Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/revistapolymatheia/article/view/6535

Palavras-Chave: saber, moral, reforma, ciência experimental.

Polymatheia - Revista de Filosofia

A Polymatheia - Revista de Filosofia (Qualis B4) é uma publicação criada pelo Curso de Mestrado Acadêmico em Filosofia da Universidade Estadual do Ceará, como periódico científico, da área de filosofia, voltada para a publicação de artigos de graduados/as, pós-graduandos/as e pós-graduados/as em Filosofia. Organizada diretamente pelos próprios estudantes e professores do Centro de Humanidades, Curso de Graduação em Filosofia.