O TRÁGICO E O AGÓN EM NIETZSCHE

V. 3 N. 3 (2007): Jan./Jun 2007 • Polymatheia - Revista de Filosofia

Autor: Thiago Mota Fontenele e Silva

Resumo:

O objetivo deste trabalho é interpretar a noção de trágico no pensamento de Nietzsche. A crítica de Nietzsche ao que se pode chamar de consideração moral do mundo o leva a propor uma consideração extramoral do mundo, que revela o caráter agonístico do trágico pensado como fenômeno estético fundamental. Por sua vez, o antagonismo entre o apolíneo e o dionisíaco pode ser pensado como uma guerra, o agón trágico par excellence.

Abstract:

This paper deals with the interpretation of the notion of tragic in Nietzsche’s thought. Nietzsche’s critique to which could be denominated as moral consideration of the world is the basis to his claim for an extra-moral consideration of the world, able to disclose the tragic as a fundamental aesthetic phenomenon. On the other hand the antagonism between the Apolinian and Dionysian may be thought as a war, the tragic agonpar ex-cellence.

ISSN: 1984-9575

Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/revistapolymatheia/article/view/6543

Palavras-Chave: Moral, Nietzsche, Tragédia, Agón.

Polymatheia - Revista de Filosofia

A Polymatheia - Revista de Filosofia (Qualis B4) é uma publicação criada pelo Curso de Mestrado Acadêmico em Filosofia da Universidade Estadual do Ceará, como periódico científico, da área de filosofia, voltada para a publicação de artigos de graduados/as, pós-graduandos/as e pós-graduados/as em Filosofia. Organizada diretamente pelos próprios estudantes e professores do Centro de Humanidades, Curso de Graduação em Filosofia.