A EFERVESCÊNCIA DAS IDEIAS PEDAGÓGICAS NA ILUSTRAÇÃO: O VERBETE “EDUCAÇÃO” DA ENCICLOPÉDIA

v. 11, n. 26: Dossiê Filosofia, Educação e Estética • Prometeus: journal of philosophy

Autor: Christine Arndt de Santana

Resumo:

O século XVIII é considerado o “Século da pedagogia” uma vez que este teria sido o período que tratou da maior parte dos temas pedagógicos discutidos até os nossos dias. Conhecido como a época em que houve a mais espantosa diversificação da expressão filosófica que jamais tenha sido vista, ou seja, o uso dos diversos gêneros de escrita para a divulgação de ideias e a serviço de princípios pedagógicos, este texto pretende fazer uma análise e apontar que as definições dadas pela Enciclopédia sobre educação são relacionadas às principais características da Ilustração, uma vez que esta grande empreitada editorial dos philosophes é a concretização do espírito da época e se coaduna com o projeto político, civilizatório e pedagógico do movimento Ilustrado.

Texto Completo: https://seer.ufs.br/index.php/prometeus/article/view/8609

Prometeus: journal of philosophy

O periódico PROMETEUS FILOSOFIA, vinculado ao Grupos de Pesquisa VIVA VOX e à CÁTEDRA UNESCO ARCHAI, hospedado na Plataforma de Periódicos Científicos da UFS, publica artigos inéditos na área de filosofia e afins, em língua portuguesa, espanhola, inglesa e francesa, bem como resenhas, notas de pesquisa e relatos de experiência que se enquadrem no nosso campo de publicação, isto é, pós-graduandos e pós-graduados em filosofia. O público-alvo é, fundamentalmente, o pós-graduado e o pós-graduando em filosofia.