A FILOSOFIA NO SERTÃO: DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES À FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO
REFilo - Revista Digital de Ensino de Filosofia, V. 3, N. 1 (2017) • Refilo - Revista Digital de Ensino de Filosofia
Autor: José Teixeira Neto, Émerson Araújo de Medeiros, José Francisco das Chagas de Souza
Resumo:
No presente artigo, escrito a três mãos, pretendemos falar sobre a presença da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte-UERN em Caicó-RN e, de modo mais específico, sobre a formação de professores para o componente curricular “filosofia no Ensino Médio” no Curso de Filosofia do Campus Caicó. Dividiremos o texto em três momentos: no primeiro, buscaremos traçar a história da presença da UERN em Caicó. No segundo momento, analisaremos os aspectos mais relevantes do componente curricular “filosofia no Ensino Médio”. Por fim, apresentaremos os impactos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência-PIBID, principal programa que vem fortalecendo as licenciaturas no Brasil, na formação docente em Filosofia no Campus Caicó.
Abstract:
No presente artigo, escrito a três mãos, pretendemos falar sobre a presença da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte-UERN em Caicó-RN e, de modo mais específico, sobre a formação de professores para o componente curricular “filosofia no Ensino Médio” no Curso de Filosofia do Campus Caicó. Dividiremos o texto em três momentos: no primeiro, buscaremos traçar a história da presença da UERN em Caicó. No segundo momento, analisaremos os aspectos mais relevantes do componente curricular “filosofia no Ensino Médio”. Por fim, apresentaremos os impactos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência-PIBID, principal programa que vem fortalecendo as licenciaturas no Brasil, na formação docente em Filosofia no Campus Caicó.
ISSN: 2448-0657
DOI: https://doi.org/10.5902/2448065727330
Texto Completo: https://periodicos.ufsm.br/refilo/article/view/27330
Palavras-Chave: Formação de Professores; Filosofia no Ensino Médio; PIBID
Refilo - Revista Digital de Ensino de Filosofia
Revista Digital de Ensino de Filosofia - REFilo, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal de Santa Maria, tem como objetivo publicar produções científicas sobre Ensino e Aprendizagem de Filosofia, em diferentes perspectivas teóricas. A REFilo publica apenas textos originais, com relevância científica, abrangência do tema, inovação, boa estrutura teórica e metodológica e contribuição para a área. Por isso, a Revista não aceita trabalhos encaminhados simultaneamente para outro periódico ou livro. A Revista é digital e tem publicação contínua, assim como recebimento contínuo de artigos, o que possibilita o envio de texto a qualquer momento para avaliação. Não há cobrança de taxa para submissão, avaliação e nem publicação dos artigos. Os textos publicados apresentam resultados de experiências escolares e/ou não escolares, de pesquisas de mestrado e doutorado, assim como relatos de experiência com interlocução com obras e autores de referência da área, projetos de ensino e extensão e trabalhos de conclusão de curso. A Revista também publica dossiês, resenhas bibliográficas, entrevistas e traduções, com temáticas vinculadas aos objetivos da Revista.