LEITURA E ESCRITA COLABORATIVA NA AULA DE FILOSOFIA UTILIZANDO GRUPOS DO FACEBOOK E GOOGLE DOCS

REFilo - Revista Digital de Ensino de Filosofia, V. 3, N. 2 (2017) • Refilo - Revista Digital de Ensino de Filosofia

Autor: Simone Becher Araujo Moraes

Resumo:

O presente trabalho é parte de uma pesquisa de doutorado em Educação, cujo principal objetivo é compreender quais os limites e possibilidades de aprender e ensinar a Ler e Escrever em Filosofia no Ensino Médio utilizando as Tecnologias Digitais. Neste trabalho é trazido um relato de experiência realizada com uma turma de terceiro ano do ensino médio de uma escola pública no Sul do Brasil no início do ano de 2017. Neste experimento foram utilizadas as ferramentas de Grupo do Facebook e Google Docs para ensino e aprendizagem de Leitura e Escrita em Filosofia. Como procedimentos, foram utilizados: o estudo experimental e survey. A metodologia para trabalho de leitura de texto filosófico teve como inspiração a obra de Rodrigo (2014) que em seu livro: “Filosofia em sala de aula”, sugere o trabalho com um método que privilegia o procedimento analítico composto por três etapas: 1) Esclarecimento semântico e conceitual; 2) Estruturação lógica do raciocínio; 3) Visão sintética do texto. Além destas três etapas, foi proposta uma quarta que consiste na produção escrita dos estudantes utilizando o Google Docs e o Grupo do Facebook. O texto escolhido para este experimento o “ Discurso do Método” de René Descartes (1996), primeira e segunda partes. Pôde-se concluir que, apesar das dificuldades enfrentadas pelos alunos na parte de leitura, interpretação e escrita do texto filosófico, as ferramentas serviram como suporte dinamizador e possibilitador da aprendizagem colaborativa e de uma escrita mais dinâmica dentro deste contexto cada vez mais virtual em que estamos todos inseridos. Desta forma, percebeu-se que as dificuldades não concentram-se nas ferramentas que utilizamos, mas sim na questão do contato com os exercícios de Leitura e Escrita que precisam ser incorporados no cotidiano das aulas de filosofia e que pode ser potencializado pelas ferramentas das Tecnologias Digitais.

Abstract:

This text is part of a doctoral research in Education, whose main objective is to understand the limits and possibilities of learning and teaching Reading and Writing in Philosophy (LEF) in High School using Digital Technologies (TD). This brings the partial analysis of an investigative experience held with a third year high school class. In this experiment, we used the Facebook and Google Docs tools for teaching and learning LEF, in order to analyze if it is possible to develop meaningful work using TD; understand and analyze the students behaviors and performance using TD and verify if there is overcoming difficulties on LEF with the use of TD. As procedures were used: the experimental study and the survey. The LEF methodology chosen was from Rodrigo (2014) that privileges the analytical procedure composed of three stages: 1) Semantic and conceptual clarification; 2) Logical structuring of reasoning; 3) Synthetic view of the text. It was also, proposed a fourth stage that consists on a writing production using Google Docs. It was possible to conclude that, despite the difficulties faced by the students in reading, interpretation and writing philosophically, the tools served as a dynamic and enabling support for more dynamic collaborative learning and writing in this increasingly virtual context in which we are all inserted and mostly the younger ones. In this way, it was noticed that the difficulties are not concentrated in the tools of TD, but rather in the lack of contact with the exercises of LEF that need to be incorporated in the quotidian of the classes of philosophy and that can be leveraged by the TD tools.

ISSN: 2448-0657

DOI: https://doi.org/10.5902/2448065729902

Texto Completo: https://periodicos.ufsm.br/refilo/article/view/29902

Palavras-Chave: Leitura e escrita; Filosofia; Google docs; Grupos do Facebook

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