CAMINHOS LITERÁRIOS DO ENSINO DE FILOSOFIA
REFilo - Revista Digital de Ensino de Filosofia, V. 5, N. 2 (2019): Dossiê perspectivas da filosofia no ensino médio • Refilo - Revista Digital de Ensino de Filosofia
Autor: Álvaro de Souza Maiotti
Resumo:
O objetivo do presente artigo consiste em delinear uma proposta metodológica para o ensino de filosofia fundamentada em suas relações com a literatura. Como ponto de partida, adotamos uma concepção contemporânea e bem específica quanto à natureza da filosofia e de seu ensino, na qual seu desenvolvimento é provocado pelos problemas que são explorados e discutidos pelos filósofos ao longo da história. Dentre as metodologias disponíveis, a abordagem problemática do ensino de filosofia mostra-se a mais coerente com a natureza da disciplina e de seu ensino porque postula o exercício criativo do filosofar por parte do estudante. Considerando algumas pedagogias atuais que postulam uma forma de ensino menos compartimentada e mais integrada, sua articulação com a literatura apresenta-se como um caminho possível para o ensino de filosofia no contexto da educação básica. Dadas as antigas relações entre filosofia e literatura, texto e discurso surgem, a um tempo, como recurso e produto das aulas.
ISSN: 2448-0657
DOI: https://doi.org/10.5902/2448065736384
Texto Completo: https://periodicos.ufsm.br/refilo/article/view/36384
Palavras-Chave: Educação Básica; Ensino de Filosofia; Literatura
Refilo - Revista Digital de Ensino de Filosofia
Revista Digital de Ensino de Filosofia - REFilo, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal de Santa Maria, tem como objetivo publicar produções científicas sobre Ensino e Aprendizagem de Filosofia, em diferentes perspectivas teóricas. A REFilo publica apenas textos originais, com relevância científica, abrangência do tema, inovação, boa estrutura teórica e metodológica e contribuição para a área. Por isso, a Revista não aceita trabalhos encaminhados simultaneamente para outro periódico ou livro. A Revista é digital e tem publicação contínua, assim como recebimento contínuo de artigos, o que possibilita o envio de texto a qualquer momento para avaliação. Não há cobrança de taxa para submissão, avaliação e nem publicação dos artigos. Os textos publicados apresentam resultados de experiências escolares e/ou não escolares, de pesquisas de mestrado e doutorado, assim como relatos de experiência com interlocução com obras e autores de referência da área, projetos de ensino e extensão e trabalhos de conclusão de curso. A Revista também publica dossiês, resenhas bibliográficas, entrevistas e traduções, com temáticas vinculadas aos objetivos da Revista.