CLÁSSICOS LITERÁRIOS COMO MOTIVAÇÃO PARA A AULA DE FILOSOFIA
REFilo - Revista Digital de Ensino de Filosofia, V. 5, N. 2 (2019): Dossiê perspectivas da filosofia no ensino médio • Refilo - Revista Digital de Ensino de Filosofia
Autor: Michael de Oliveira
Resumo:
O presente trabalho pretende referenciar o ensino de Filosofia desde textos da literatura clássica, abordando, especificamente, a obra "As Viagens de Gulliver" de Jonathan Swift, apresentando que não existe apenas uma leitura agradável em obras clássicas. O autor aborda problemas éticos e políticos de seu tempo tendo em consideração o contexto vivido, onde duas grandes potências, Inglaterra e França, disputavam a soberania mundial, com suas revoluções e inovações tecnológicas. O texto traz uma crítica, apontando questões políticas que fizeram com que os reinos de Lilipute e Blefuscu se apartassem por questões miúdas. Aborda contextos éticos e morais destacando problemas com corrupção. Apresenta situações de um governo patrimonialista além de apresentar certo nível de racionalismo crítico. A imagem deturpada da humanidade é ponto de destaque, percebendo-se aspectos totalitários denunciados em uma das viagens. O objetivo deste trabalho é propor a utilização da obra, bem como de outras obras literárias, para verificar contexto histórico, ético e político, que passam despercebidos da maioria dos estudantes. Percebe-se, na obra referida, contexto atemporal. Surge o desafio de averiguação acerca da questão ético/política ainda em destaque, com diversas questões, tais como: Quais as diferenças e/ou semelhanças que percebemos com esta questão atualmente? Por qual motivo Swift se utiliza desta fantasiosa imaginação em seu escrito? O que ele pretendia denunciar ou apurar?
Abstract:
The present work intends to reference the teaching of Philosophy from texts of classical literature, addressing, specifically, the book “Gulliver’s travels” by Jonathan Swift, showing that there is not only an enjoyable reading in classical works. The author discusses ethical and political problems of your time taking into account the context, where two great powers, England and France, vied for world sovereignty with their revolutions and technological innovations. The text brings a critical, pointing out political issues that caused the kingdoms of Lilliput and Blefuscu get sidetracked by small problems. Addresses ethical and moral contexts, highlighting problems with corruption. Presents a patrimonial Government situations in addition to presenting certain level of critical rationalism. The distorted image of humanity is the highlight, realizing totalitarian aspects reported on one of the trips. The aim of this work is to propose the use of the book, as well as other literary works, for check the historical context, ethical and political, that go unnoticed to most students. One realizes, on literary work, timeless context. The challenge of finding out about the ethical / political question still highlighted, with several questions, such as: what are the differences and/or similarities we perceive with this matter today? Why Swift uses this fanciful imagination in your writing? What he intended to denounce or investigate?
ISSN: 2448-0657
DOI: https://doi.org/10.5902/2448065735690
Texto Completo: https://periodicos.ufsm.br/refilo/article/view/35690
Palavras-Chave: Filosofia; Literatura; Clássico; Ética; Moral
Refilo - Revista Digital de Ensino de Filosofia
Revista Digital de Ensino de Filosofia - REFilo, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal de Santa Maria, tem como objetivo publicar produções científicas sobre Ensino e Aprendizagem de Filosofia, em diferentes perspectivas teóricas. A REFilo publica apenas textos originais, com relevância científica, abrangência do tema, inovação, boa estrutura teórica e metodológica e contribuição para a área. Por isso, a Revista não aceita trabalhos encaminhados simultaneamente para outro periódico ou livro. A Revista é digital e tem publicação contínua, assim como recebimento contínuo de artigos, o que possibilita o envio de texto a qualquer momento para avaliação. Não há cobrança de taxa para submissão, avaliação e nem publicação dos artigos. Os textos publicados apresentam resultados de experiências escolares e/ou não escolares, de pesquisas de mestrado e doutorado, assim como relatos de experiência com interlocução com obras e autores de referência da área, projetos de ensino e extensão e trabalhos de conclusão de curso. A Revista também publica dossiês, resenhas bibliográficas, entrevistas e traduções, com temáticas vinculadas aos objetivos da Revista.