Resenha de/Review of Didática e metodologia do ensino de filosofia no Ensino Médio

REFilo - Revista Digital de Ensino de Filosofia, V. 7. Publicação contínua (2021) • Refilo - Revista Digital de Ensino de Filosofia

Autor: Fábio Antonio Gabriel, Ana Lúcia Pereira

Resumo:

Esta resenha objetiva apresentar uma análise da obra Didática e metodologia do ensino de filosofia no Ensino Médio de Ademir Aparecido Pinhelli Mendes. Trata-se de uma obra que se constitui de metodologias que são fruto de uma trajetória como professor de filosofia no Ensino Médio e também de uma experiência como pesquisador sobre ensino e metodologias do ensino de filosofia. Em sua obra, o autor apresenta uma pluralidade de análises didáticas a partir de diversos filósofos, não resumindo suas considerações a apenas uma vertente de pensamento metodológico. O leitor não encontrará na obra uma receita de como dar aula de filosofia, mas, sim, uma profunda problematização sobre o ensino de filosofia e as possibilidades de como ela poderá ser ensinada.

Abstract:

This review aims to present an analysis of the book Didática e metodologia do ensino de filosofia no Ensino Médio (Didactics and methodology of Philosophy teaching in High School), written by Ademir Aparecido Pinhelli Mendes. It is an important work that consists of methodologies that are the result of a long trajectory as a teacher of Philosophy in High School and, also, of a vast experience as a researcher on Philosophy teaching and teaching methodologies. In his work, the author presents a plurality of didactic analyzes from different philosophers, not summarizing his considerations to only one strand of methodological thinking. The reader will not find in the book a recipe for how to teach Philosophy, but rather a profound problematization about Philosophy teaching and the possibilities of how it can be taught.

ISSN: 2448-0657

DOI: https://doi.org/10.5902/2448065764019

Texto Completo: https://periodicos.ufsm.br/refilo/article/view/64019

Palavras-Chave: Ensino de filosofia; Didática do ensino de filosofia; Educação filosófica; Metodologia do ensino de filosofia; Recepção completa da filosofia.

Refilo - Revista Digital de Ensino de Filosofia

Revista Digital de Ensino de Filosofia - REFilo, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal de Santa Maria, tem como objetivo publicar produções científicas sobre Ensino e Aprendizagem de Filosofia, em diferentes perspectivas teóricas. A REFilo publica apenas textos originais, com relevância científica, abrangência do tema, inovação, boa estrutura teórica e metodológica e contribuição para a área. Por isso, a Revista não aceita trabalhos encaminhados simultaneamente para outro periódico ou livro. A Revista é digital e tem publicação contínua, assim como recebimento contínuo de artigos, o que possibilita o envio de texto a qualquer momento para avaliação. Não há cobrança de taxa para submissão, avaliação e nem publicação dos artigos. Os textos publicados apresentam resultados de experiências escolares e/ou não escolares, de pesquisas de mestrado e doutorado, assim como relatos de experiência com interlocução com obras e autores de referência da área, projetos de ensino e extensão e trabalhos de conclusão de curso. A Revista também publica dossiês, resenhas bibliográficas, entrevistas e traduções, com temáticas vinculadas aos objetivos da Revista.